Presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, representou a Fecomércio-RS
‘Consumo local para um mundo global’. Com esta temática, o 3º Simpósio Estadual do Varejo, promovido pelo Sindilojas Caxias nesta quinta, 18, no Hotel Sky Samuara, reuniu mais de 200 empresários do setor em torno de temas atuais e variados em cinco horas de conteúdo presencial. Uma comitiva de quase 20 lojistas de Bento Gonçalves, liderada pelo presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, que esteve representando a Fecomércio-RS, participou do evento com o propósito de buscar atualização em torno de assuntos relevantes para o dia a dia a frente dos negócios.
Para Amadio, proporcionar às empresas associadas a participação neste tipo de evento é agregar conhecimento, fomentando a modernização a partir do uso de novas ferramentas e novos canais de venda. O Simpósio iniciou com a palestra do influenciador digital, poeta e escritor Caciano Kuffel com o tema “As barreiras e oportunidades dos novos dias: a visão empresarial de um coração humano”. Após, Cris Carvalho falou sobre “Conexões e emoções no vestir”. Segundo ela, comprar é sedução, vestir traz emoção e sentir o vestir proporciona uma conexão. “Na era do Varejo 4.0 vivemos uma inovação tecnológica e também humana em busca da individualidade, pelo respeito à diversidade e pela própria verdade. Cada vez mais, é preciso conhecer o cliente, respeitando-o como indivíduo”, afirmou, ressaltando a autonomia criativa no vestir.
O terceiro tema, “Tecnologia e humanização no varejo”, foi apresentado por Grasiela Tesser. “O varejo acelerou vertiginosamente em tecnologia nos negócios para se manter no mercado. As pessoas aprenderam a comprar on-line e vão continuar, se for conveniente pra elas. Afinal, o ser humano quer ter uma vida facilitada e vê o consumo como uma experiência, sendo em loja física ou virtual. A onda da novidade faz parte das marcas que entenderam a transformação digital como uma cultura de experimentação”, lembrou.
Fotografia, empreendedorismo e tendência em vendas foram os temas abordados após o intervalo. O fotógrafo Júlio Soares falou sobre “Como fazer uma foto vendedora para e-commerce”. Ele revelou os 12 passos da Foto Vendedora para e-commerce, mostrando os principais aspectos que impactam na qualidade de uma imagem, desde a limpeza da lente à utilização do zoom da câmera. Em seguida, o palestrante convidado, criador da Gramado Summit, Marcus Rossi, trouxe o tema “O que não te contam sobre empreender”. “Todos buscam a fórmula do sucesso, mas o segredo é fazer o que é certo dia após dia. O mais importante é ter um propósito”, destacou.
Para finalizar o evento, o palestrante Ricardo Lemos apresentou aos participantes o “Novo mercado: aproveite as tendências e oportunidades para vender mais!”. Ele falou sobre a importância de profissionalizar o Plano B, que pode ser o Whatsapp, por exemplo, alertando sobre o atendimento feito aos clientes por meio dessa plataforma: para 30 milhões de brasileiros internet é só Whatsapp e para 40% é onde preferem finalizar uma compra. Ricardo alertou: “Acompanhar as mudanças agora, ajudará você a adaptar-se às maiores que virão”. Embora haja uma separação entre o físico e o digital, a pandemia derrubou a barreira entre o off-line e on-line, então é preciso investir na experiência do cliente e, por isso, ressaltou que os participantes deveriam guardar a frase: “Acompanhar as mudanças agora, ajudará a adaptar-se às maiores que virão”.