Pesquisar
Close this search box.

A importância da atividade física pré-parto

Luciano André Guarnieri – Especialista em atividade física pré e pós parto I CREF G/RS 008440

Personal Luciano André Guarnieri e gestante Cíntia Duarte, 36 semanas. Imagem: Arquivo Pessoal Pró Saúde Fitness

É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades diárias; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância para a autoestima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.

Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas depois de 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.

As atividades físicas mais recomendadas as mulheres grávidas são:

Musculação: trabalho constante na musculatura, grande melhora no tônus muscular e ajuda a manter o corpo sempre preparado para o dia a dia.

Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar três vezes por semana, cerca de 30 minutos.

Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção! Apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.

Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes.

Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

Devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissionais qualificados, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física, (Personal Trainer). Caso sinta algo diferente é importante informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de “fast-foods”. E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sucos naturais).

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue