Proposta do parlamentar Luiz Marenco teve aprovação unânime em sessão realizada nesta terça (03), na Assembleia Legislativa do RS
Se 22 de outubro já era representativo para o mundo do vinho no Brasil por ser a data de fundação da Associação Brasileira de Enologia (ABE), agora o dia ganha mais um motivo para que todos os brindes sejam regados a vinhos e espumantes brasileiros. O Dia Estadual do Enólogo passará a ser comemorado ainda 2020. A proposta do deputado estadual Luiz Marenco foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 3 de março.
Participaram da sessão, presidida pelo parlamentar Ernani Polo, 45 deputados estaduais e todos votaram a favor. A aprovação resultou no Projeto de Lei 307/2019 que institui o Dia Estadual do Enólogo no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, anualmente, no dia 22 de outubro.
Luiz Marenco visitou a sede da ABE no dia 27 de maio de 2019, quando foi recebido pela diretoria da entidade. Na oportunidade, manifestou seu desejo de propor o Dia Estadual do Enólogo. A data sugerida foi 22 de outubro, que além de aniversário da ABE, também coincide com a fundação da então Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, hoje Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde foi criado o primeiro curso de Enologia do Brasil.
Para a ABE, a oficialização da data chega em forma de reconhecimento ao trabalho realizado por cada enólogo brasileiro que ao longo dos anos vem posicionando o Brasil no cenário mundial da vitivinicultura devido à evolução da qualidade da produção nacional. “Parece muito simples a oficialização de uma data ou titulação fixa à comemoração de um marco, mas para nós, enólogos brasileiros, é de extrema importância diante do que o setor da uva e do vinho passa diariamente, pela constante procura de espaço e reconhecimento da profissão, sua valorização para a cultura e economia de um setor como um todo. Certamente uma notícia para coroar uma das melhores safras de todos os tempos”, comemora o presidente da ABE, Daniel Salvador.
Foto: Luiz Marenco (C) com o vice da ABE, André de Gasperin e o presidente Daniel Salvador
Crédito: Conceitocom Brasil