Venda de talões solidários arrecadoufundos para obras e ações comunitárias.
O sucesso da ‘Ação Entre Amigos’ da 142ª Festa de SantoAntônio – que vendeu 37.500 cartelas contendo 75.000 números, em uma expressivamanifestação de solidariedade, resultando na coleta de fundos para obras daParóquia e das comunidades – foi compartilhado com os ganhadores dos prêmiossorteados na edição deste ano. A entrega oficial ocorreu na manhã de 12 desetembro, em um momento especial de integração dos agraciados com os Festeirose equipe Paroquial.
No total, cinco prêmios foram entregues – entre eles doisautomóveis 0km. O primeiro, um Volkswagen Gol Branco, foi recebido pelo pequenoFernando Grasselli, de apenas 6 anos de idade, acompanhado pelos pais. “Semprebuscamos colaborar com as ações da paróquia porque somos paroquianos e devotosde Santo Antônio. Nesse ano, adquirimos uma cartela inteira, distribuímos entrea família e o Fernando teve a graça de receber o prêmio”, conta o pai, AntônioGrasselli.
O segundo automóvel, um Fiat Mobi Vermelho, foi recebidopor Alzir Luiz Somenzi, morador de Monte Belo do Sul, de 71 anos. “É importantecontribuir quando se trata de obras de caridade. Por isso, nós colaboramostodos os anos com a Ação entre Amigos da Festa Santo Antônio, independentementedo prêmio”, relata.
Também foram entregues um sofá eletrônico (da OmegaVirato), para Antônio Lazzarotto; um conjunto de colchão terapêutico e boxpadrão (da Sonomais), para Edemir Scarton; ambos de Bento Gonçalves, e umaviagem para duas pessoas com destino ao santuário Nossa Senhora Aparecida (daAppoiosul Assessoria em Viagens), com uma cozinha (da Multimóveis), para DimasJosé Benvegnú, que é de São Valentim do Sul.
Expressividade da ação coroa trabalho comunitário
Em um ano marcado pela necessidade de reinvenção daprogramação da 142ª Festa de Santo Antônio, por conta das restrições impostaspela pandemia, a comunidade de Bento Gonçalves e região demonstrou de formainquestionável que o exercício da solidariedade não encontra barreiras, dandocontinuidade a uma tradição – a venda de talões solidários – que existe desde1983.
“Nos seis anos que estou à frente da paróquia, é aprimeira vez que todos os números são vendidos. Por ser um ano atípico emvirtude da pandemia, esse fato se torna ainda mais especial. Só temos aagradecer a todos – desde quem comprou uma cartela até aqueles que seesforçaram para que o resultado fosse de tamanho êxito: festeiros,patrocinadores e pessoas anônimas que nos ajudaram”, diz o pároco daParóquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.
Para o grupo de festeiros que esteve à frente da 142ªedição da festividade, o sentimento é de missão cumprida e gratidão. “Nossoobjetivo sempre foi vender 100% dos números. E esse, sem dúvidas, foi o grandedesafio, pois a pandemia nos obrigou a buscar formas alternativas de fazer afesta acontecer. O que importa é termos atingindo a meta por meio da fé. É elaque move montanhas e nos faz manter viva essa tradição de 142 anos”, reforça ocoordenador do comitê de festeiros, César Anderle.
Desde 2015, a organização da Festa definiu que os valoresarrecadados pela ação sejam destinados, de forma integral, na ajuda paralocalidades que estão construindo seus espaços de evangelização.
Os idealizadores da 142ª edição
Muitos foram os responsáveis pelo sucesso da festa, acomeçar pelos casais de festeiros da 142ª Festa de Santo Antônio: AndreyArcari e Monaliza F. Salvador Arcari; Celso Centenaro e Simone Dall’OsbelCentenaro; César Anderle e Simone Ribeiro Anderle; Euclides Penso e StelaPenso; Leandro Moro e Carla Zortea; e Valdir Piva e Liane Rostirola Piva. Ogrupo de festeiros jovens também foi fundamental, composto por MaikelKunzler e Noeli Dalla Giacomassa; Herson Baldissera e Denise Baldissera; eMaicon Raffainer e Luana Maria Formentini Petroli.
Além de toda equipe envolvida, a edição contou com oimportante apoio de empresas patrocinadoras, na categoria Master: AnderleTransportes; Arcari Empreendimentos; Auto-Tradição; Loja D’art; OmegaViratto; Piva Comércio e Indústria; Pró-Ação; Sicredi Serrana; SonomaisColchões Terapêuticos; Super Apolo e Todeschini; e na categoria Senior: ApoioSul Assessoria de Viagens; Bento refeições; Braido materiais elétricos; BuffonMotores; Cainelli Gás; Caitá Supermercado; Chimba Recapagens; Cinex; FerrariVálvuas; Gambatto; Giordani Turismo; Gráfica Bento-impressões; Grepar; HospitalTacchini; Identidade Homem; Mecanica JLM; Metalúrgica Vignatti; Multimoveis;New Color; Piazza Salton; Posto Serra Gaúcha; Prosul Mat. Construção; RealAssessoria; Reypel; Robert Souza; SBMI; Transambiental; Transportes Rasador;Transrio Sul; Vinhedos Transportes e Zegla.