As obras acontecem pelo Movimento Unidos por Bento, que reúne mais de 20 entidades, comunidade e poder público
Uma grande união de esforços marca o movimento de Bento Gonçalves pela reconstrução de vias e acessos, total ou parcialmente destruídos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos em decorrência do pior desastre natural ocorrido em nossa região. ASCON e AEARV assumiram a Operação Reconstrução, a partir de 06/05/2024 com formação de um grupo de trabalho, formado por corpo técnico, assumindo a reconstrução das obras de arte de nossa cidade, sendo elas pontilhões, pontes, galerias pluviais, calhas de escoamento de água, entre outros.
“Com a coordenação da prefeitura, recebemos as indicações dos pontos a serem trabalhados e suas demandas. Iniciamos ainda naquele momento com horas máquinas e já estamos na etapa de reconstrução de acessos, iniciando por dois pontos: 40 da Graciema e ERS 444, no Vale dos Vinhedos. Os recursos para estes trabalhos emergenciais são provenientes do PIX: financeiro@cicbg.com.br, cujo valor arrecadado está sendo dobrado pelo Sicredi. Unidos seremos muito mais rápidos e ágeis nesta reconstrução”, destaca Alan Scomazzon, atual presidente da Ascon.
A gestão e acompanhamento das obras está sendo coordenada pelo nomeado pelas entidades, o Eng. Civil Milton Milan, que também foi o responsável quando das obras junto à UPA, durante a pandemia.