Pesquisar
Close this search box.

Ateliê Deca por Leo Romano concorre ao Prêmio Building of The Year 2022

Um dos mais inesquecíveis ambientes da CASACOR São Paulo 2021, o Ateliê Deca, criado pelo arquiteto Leo Romano, é um dos indicados ao prêmio Building of the Year 2022, do site Archdaily. A premiação, uma das mais importantes e reconhecidas do segmento, chega à sua 13ª edição em 2022 com mais de 4.500 projetos inscritos na primeira fase.

A votação é comandada pelos leitores do portal, que têm a missão escolher as melhores obras do ano em todo o mundo. O vencedor será anunciado em 17 de fevereiro de 2022. O objetivo é o de “reconhecer e recompensar projetos excepcionais” que ajudaram a transformar o modo como vivemos e onde moramos. No Ateliê Deca, a ideia de Leo Romano foi criar um diálogo entre o homem, a casa e o que tem dentro dela, através de uma imponente estrutura de quase 400m2, A arquitetura com inspiração nórdica trouxe leveza, com técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, que resultou em uma plasticidade simples, convidativa e, ao mesmo tempo sustentável. Os materiais empregados na base da construção foram 100% reutilizáveis. O projeto veio como resposta ao momento em que a casa ganha protagonismo, as moradas firmam-se como nosso lugar de alento, proteção e conexão. Local, no qual o design se revela no cotidiano, diluído em ações simples como escovar os dentes, preparar uma refeição, tomar banho.

Na entrada, um amplo espelho era o primeiro elemento de encontro do visitante com ele mesmo, onde se reconhecia fisicamente, para depois adentrar em uma atmosfera de desaceleração e respiro. Nele, as pessoas desenvolviam uma cumplicidade de acordo com suas vivências.

Logo um living se abria para quatro cantos que promoviam diferentes sensações. Pelas palavras despertamos nossa reflexão sobre o morar. No Ateliê Despertar, o convite a leveza poética se materializava no painel que trazia uma instalação, onde o verso do poeta alagoano foi gravado, em baixo relevo, nos metais da linha Dream. Em um espaço de conhecer e de relatar histórias e emoções, elementos como a Cuba de sobrepor redonda L.1050 com textura Diamante na cor Marfim e o monocomando LK com textura Wave no acabamento Corten (2885.CT17.MT.T03), ampliavam a atmosfera dos saberes.

Sketchs e desenhos que esboçam ambientes e objetos deram a liberdade de interpretar contextos e detalhes contidos nas linhas traçadas. No Ateliê Criar, o processo de criação do design se traduziu no universo da arte e da arquitetura. Neste movimento fluido, a Cuba redonda de apoio em inox, no acabamento Corten (L.12037.CT.MT.VAL), e a Torneira Touchless Orbe com textura Planet (1189.CT103.MT.T05) caminhavam também pela essência e estimulo a criatividade.

O Ateliê Inovar refletia a busca constante pelo novo, onde pesquisa e inovação se apoiam na tecnologia e em referências de histórias da humanidade para promover outras experiências. Com uma estética que podia ser apreciada pelo olhar e pelo toque, a Cuba de apoio quadrada cimentícia L.70 no acabamento Volcano, inspirada pela arquitetura brutalista e a Torneira de mesa Unic com textura Cristal (1189.CT90.MT.T02) ressaltavam o fio condutor de nossos tempos.

No Ateliê Viver aromas e texturas despertavam sensações através dos sentidos. A estética suave da Cuba de sobrepor redonda L.1050 na cor Pistache se uniu a outros elementos da natureza que abraçaram o espaço. A beleza, que é uma forma de expressão de vida, também se destacou na Torneira Orion com textura Bloom (1189.CT102.MT.T04), de Ricardo Bello Dias.

Além desse universo da experimentação, um espelho d’agua acomodava fontes que remetiam a pontos de purificação, retratando nossa relação com a água e seu poder de limpeza física e espiritual. Concebidas a partir do olhar do arquiteto, com a junção de louças Deca e bolhas douradas, as instalações de arte ganhram como pano de fundo o skyline da cidade de São Paulo. Em outro ponto, a tropicalidade de uma sequência de Cicas mesclou a natureza presente no ambiente com a que se exibia na praça vizinha da mostra, vista de cima.

No espaço, o mobiliário autoral de Leo Romano complementou a proposta de acolhimento com peças como sofás, chaises e poltronas da coleção Para ser Feliz e a ampla mesa de centro e cadeira da coleção Chuva.

A sala de banho marcava uma transição, um ambiente de introspecção, onde se desaguam as sensações do dia e da noite, e se renovam para outras que se apresentam na vida. É também onde se conectam as novas experiências com o que sempre existiu, um ser único em sua trajetória.

Assim, uma paleta preta tomava todo o ambiente e apresentava uma grande novidade para banheiros. Na ampla bancada, uma sequência de Cubas de apoio em inox revelavam o inesperado através do design slim. Transmitindo leveza e fluidez, este lançamento com textura suave une tecnologia e funcionalidade, com perfeito escoamento para uma cuba sem manchas ou resíduos de água. Uma inovação, com lançamento previsto para Março de 2022, que irá encantar através de suas cores — Corten e Black Matte, e dos formatos redondo e retangular. No espaço, para compor, torneiras funcionais Touchless.

Na área de banho, Chuveiros de teto Jader Almeida (2107.BL.TET.MT) criaram uma tela de água que serviu de pano de fundo para a projeção humanizada de um banho. Os movimentos do casal de bailarinos em slow motion tiveram assinatura do renomado coreógrafo Henrique Rodovalho, encerrando a visita ao espaço com um ponto alto de arte e poesia visual.

Sobre a Dexco

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor — oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa — Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue