Pesquisar
Close this search box.

Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2021 Touriga Nacional da Miolo entre os 16 representativos

Grupo classifica nove amostras de três de suas vinícolas entre as 30% mais representativas da Safra 2021, destacando a diversidade e qualidade de terroirs como o Vale dos Vinhedos e a Campanha Gaúcha com Candiota e Santana do Livramento.

“É fácil falar sobre este vinho. É uma grande casta do mundo, um grande vinho do mundo. É intenso, elegante, adequado. Já pode ser consumido, mas certamente tem vida longa. Sua complexidade, com o tempo, irá refinar, tornando-se um grande vinho do Brasil, uma boa amostra no mundo. Continuem estimulados a fazer vinhos como este”. Foi assim que o Osvaldo Amado, três vezes eleito o melhor enólogo de Portugal, comentou a amostra de número 15 da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, um Touriga Nacional da Miolo Wine Group. O enólogo deu 94 pontos para o vinho que carrega uma casta portuguesa e é cultivada na Campanha Meridional, em Candiota, na unidade da Vinícola Seival. Outras oito amostras foram classificadas entre as 30% mais representativas mais representativas deste ano.

O enólogo português destacou, ainda, que não há dúvidas sobre o terroir, solo e castas cultivadas no Brasil. O que resta apenas é o trabalho de persistência, mostrando o que se faz de melhor em terras brasileiras, assim como a Miolo está fazendo”. O Touriga Nacional foi o grande destaque da empresa, classificada na Categoria Tinto Fino Seco. Mas a empresa mostrou sua expertise nas demais categorias com outras oito amostras, elaboradas com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos e nas duas unidades da Campanha: Vinícola Seival em Candiota e Vinícola Almadén em Santana do Livramento. Na categoria Branco Fino Seco Não Aromático foram duas amostras: Chardonnay e Pinot Gris, sendo a primeira do Vale dos Vinhedos e a segunda de Candiota. É de lá também a amostra Pinot Noir / Chardonnay, classificada na Categoria Vinho Base Espumante.

Da Vinícola Almadén, três amostras foram classificadas: Sauvignon Blanc na Categoria Branco Fino Seco Aromático e Cabernet Franc e Tannat na categoria Tinto Fino Seco. Da unidade do Vale dos Vinhedos mais duas amostras na Categoria Tinto Fino Seco: Cabernet Sauvignon e Merlot. “Ficar entre as 16 amostras é representar o Brasil vitivinícola, mostrando aos brasileiros e ao mundo nossa representatividade, diversidade e qualidade. Estamos muito felizes e honrados e esperamos que o brasileiro continue descobrindo o nosso vinho”, comemorou Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group. 

“O Brasil é um continente de solos e climas abundantes. Safra por safra, aprendemos com cada terroir a engarrafar a identidade de cada região, explorando as peculiaridades de cada vinhedo”, destacou. Única a cultivar uvas e elaborar vinhos em quatro diferentes regiões produtoras do país, apostando no projeto ‘Terroirs do Brasil’, a empresa fincou suas raízes com a Miolo no Vale dos Vinhedos (RS), Terranova no Vale do São Francisco (BA), Seival em Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén em Santana do Livramento, Campanha Central (RS).

A Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia, é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Muito mais do que um concurso, expressa a representatividade de cada safra brasileira, servindo de termômetro para o setor. Agora, em forma híbrido, tornou-se ainda maior sendo acompanhada por mais de 3 mil apreciadores de todo o país.

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

A REPRESENTATIVIDADE DA MIOLO WINE GROUP
1. Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco* (Vinícola Miolo Candiota)2. Pinot Noir / Chardonnay – Miolo Wine Group – Vinho Base Espumante (Vinícola Miolo Candiota)
3. Cabernet Sauvignon – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
4. Merlot – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
5. Chardonnay – Miolo Wine Group – Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
6. Pinot Gris – Miolo Wine Group – Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Candiota)
7. Cabernet Franc – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almaden)
8. Tannat – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almadén)
9. Sauvignon Blanc – Vinícola Almadén – Branco Fino Seco Aromático (Vinícola Almadén) 

* Amostra selecionada entre as 16 mais representativas da Safra 2021, comentada pelo enólogo português, Osvaldo Amado.

Foto Osvaldo Amado – Crédito: Rafael Bauer.
Foto Adriano Miolo – Crédito: Emerson Ribeiro (Winemakers, jornalistas, blogueiros e influencers viveram a Avaliação Nacional de Vinhos na cave da Miolo, degustando e assistindo a transmissão ao vivo do evento).

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue