“Só há sustentabilidade, quando a atividade consegue aliar os resultados econômicos
com o respeito ao meio ambiente, a inclusão social e a valorização cultural do lugar.”
Fazer turismo é uma experiência de vida! Viajar é considerada uma das melhores formas de aproveitar a vida e o Brasil é recheado de destinos incríveis. Mas o ponto principal é a importância da valorização dos destinos turísticos em preservação de culturas e patrimônios arquitetônicos históricos. Bento Gonçalves se consolidou e alcançou o patamar desejado por muitos, o de turismo responsável e sustentável, pela preservação do potencial histórico e característico da cidade.
É válido pontuar que o turismo traz benefícios não apenas para quem viaja, mas também para os próprios destinos visitados, fomentando a economia desses locais, gerando emprego e renda. Mas só há sustentabilidade, quando a atividade consegue aliar os resultados econômicos com o respeito ao meio ambiente, a inclusão social e a valorização cultural do lugar.
A sustentabilidade é um imperativo para todas as partes interessadas e deve ser traduzida em ações. Segundo, Rodrigo Ferri Parisotto, secretário de turismo de Bento Gonçalves, o principal motivo pelo qual o turismo acontece na nossa região é exatamente a preservação da paisagem e da natureza, da cultura e da tradição italiana, da essência da história da Capital do Vinho.
Sementes estão sendo plantadas
Bento Gonçalves conta com um Comitê de Turismo, formado por sete entidades junto a Secretária Municipal de Turismo, sendo eles o Bento Convention Bureau, presidido por Gabrielle Signor Rodrigues, o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), com a Márcia Ferronato, Vale dos Vinhedos, com o Jones Valduga, Cantinas Históricas, com a Bruna Cristofoli, Vale do Rio das Antas, com Élison Postal, Associação Caminhos de Pedras, com Maristela Pastorello Lerin e Encantos de Eulália, com Alexandra Garbin. O grupo desenvolveu um planejamento a curto e médio prazo, acompanhando todas as tendências do que está acontecendo no mundo e também localmente. “Não perdemos a nossa expertise, a nossa bravura e motivação para seguir trabalhando. Dessa forma temos a visão de todos. Agora com a pandemia, a curtíssimo prazo criamos o passaporte turístico, que desde 2017 já fazia parte de nosso planejamento, sendo mais de 75 empreendedores que aderiram e participam com promoções para moradores de Bento Gonçalves”, conta Parisotto.
Em 2020 Bento Gonçalves já vinha em uma crescente em termos de turismo, acumulando mais de 18% de crescimento em relação ano passado com 40 mil visitantes a mais. “Conquistamos isso com várias ações, intensificando promoções, como feiras, parcerias com operadores de turismo, reposicionamos todo o nosso trabalho de comunicação, explorando muito nosso portal bento.tur.br com informações diariamente atualizadas, presentes nas redes sociais, construindo um público muito interessante a partir de interações. Um trabalho de captação com filmes locais e novelas, além de tantas outras ações que trazem uma visibilidade grande, é um conjunto de resultados, um compromisso bastante grande. O turismo é das atividades econômicas que mais dependem da adequada compreensão e da prática da sustentabilidade, especialmente nos destinos que se caracterizam por atrativos naturais e culturais, como o nosso”, destaca.
Para Gabrielle Signor Rodrigues, representante do Bento Convention Bureau, o turismo é um setor composto por diversos players. “Um destino se faz a partir de uma ampla oferta de produtos e serviços. Estamos todos interligados. Atuamos como embaixadores do nosso destino. As boas práticas realizadas por um ator desse setor, refletem como positivas para o destino e repercutem na cadeia toda. O mesmo vale para as ações com repercussão negativa. Por isso, a importância de atuarmos em sinergia e de forma estratégica. O turismo é um setor apaixonante, porque ele valoriza justamente a nossa gente, a nossa cultura, a nossa história, a nossa terra. O crescimento desse setor nos últimos anos, mostra o quanto vivemos um momento como sociedade de valorização de experiências, de trocas, de viver a vida no momento presente, de agregar novas histórias e conhecimentos a partir das conexões feitas em viagens.