Exposição com 35 fotografias da cidade feitas no século passado abriu no último dia 7 de janeiro
Colonizada, predominantemente por imigrantes italianos, a partir de 1875, Bento Gonçalves nasceu, cresceu e tornou-se uma cidade plural, com uma economia diversificada e um turismo forte apoiado pela atividade vitivinícola, que trouxe o título de Capital Brasileira do Vinho. De um vilarejo a uma cidade moderna, rica em atrativos enoturísticos e gastronômicos, a gigante cultural atravessou o tempo fazendo história em diferentes épocas. Nesses 132 anos de emancipação, o cenário foi mudando com prédios em meio a casarios antigos, asfalto ao invés de chão batido e o efeito da urbanização com o aumento dos carros, ao invés de carroças e calhambeques. Toda essa evolução poderá ser apreciada na exposição ‘Bento Gonçalves em Preto e Branco’, de 7 de janeiro a 7 de fevereiro, no Piazza Salton, numa parceria com o Museu do Imigrante.
A atração é uma alternativa para quem estiver na cidade no período de férias. Aberta ao público, a exposição vai levar o visitante a passear por diversas Bento Gonçalves, além de poder colaborar com informações sobre as fotografias, podendo identificar pessoas e locais. As imagens fazem parte do acervo do Museu que possui mais de 5 mil fotografias que preservam as memórias visuais de Bento. Esta seleção tem uma peculiaridade: as fotos foram ampliadas a partir de uma coleção privada de negativos de vidro de propriedade do fotógrafo Nilso Maioli. Ele ganhou os negativos em uma caixa e resolveu preservar e conversar, passando por um processo de digitalização, comunicação e higienização. Após, o fotógrafo resolveu doar as 150 imagens para o Museu do Imigrante, para preservação e valorização da história da cidade.
As 35 fotografias selecionadas para a exposição serão expostas em alta qualidade com impressão em placa de PVC. São registros da região central de Bento Gonçalves, além de vinhedos que integram o patrimônio regional. Para a museóloga Deise Formolo, a captura dessas imagens permite criar narrativas e análises de outros tempos. Ela explica que são fragmentos visuais carregados de significados históricos, sociais, culturais e artísticos.
SERVIÇO
O QUÊ? Exposição Bento Gonçalves em Preto e Branco
QUANDO? 07/01 e 07/02/2023, das 9h às 21h
ONDE? Piazza Salton – Rua Dr. Montauri, 113, bairro Centro
REALIZAÇÃO: Piazza Salton e Museu do Imigrante