Pesquisar
Close this search box.

Bento Gonçalves está entre as 10 cidades gaúchas que mais geraram emprego no ano

Com um saldo positivo de 385 vagas de empregos geradas, Bento Gonçalves foi a 8ª cidade gaúcha que mais criou postos de trabalho no mês de agosto. A performance também contribuiu para o município se posicionar como o 9º nesse quesito no acumulado dos primeiros oito meses do ano, com 2.371 vagas criadas.

Conforme o boletim apresentado pelo Observatório da Economia (OECON), baseado nos números do Novo Caged, a indústria foi quem mais contribuiu, criando 301 empregos em agosto, principalmente nos setores de móveis, de máquinas e equipamentos e de alimentos. “Os números deixam evidentes a retomada da economia”, diz Fabiano Laerentis, integrante da equipe do órgão do Centro da Indústria, comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). No acumulado entre janeiro e agosto, a indústria responde por 58% do saldo total de empregos gerados (+1.386).

Pelo quinto mês seguido, o segmento econômico mais atingido pela pandemia registrou criação de vagas. O setor de serviços, a partir das atividades associadas ao turismo, à tecnologia da informação (TI) e à educação, principalmente, gerou saldo de +75 em agosto. Entretanto, pelo terceiro mês consecutivo o comércio computou saldo negativo, com -7. Conforme o OECON, uma das causas foram as demissões ocorridas em supermercados (-25) e venda de combustíveis (-11).

Entre as novidades apresentadas neste boletim pelo OECON estão as características do contingente de empregados. A maioria deles é do gênero masculino (53%), tem entre 18 e 24 anos (44%), possui ensino médio completo (47%) e trabalha na produção de indústrias (46%).

Em relação à evolução do emprego formal, o crescimento é superior a 5% em relação a 2020. Na série de dados entre 2012 e 2021, serviços ultrapassa os números de 2019 (18.100), os maiores até então, atingindo 18.159. Comércio apresenta o melhor desempenho até o momento (7.270), mesmo com os saldos negativos dos últimos meses. Construção se aproxima bastante dos números de 2014, o melhor desempenho do setor. Já a indústria, por sua vez, está a 1,1 mil empregos do desempenho de 2013, quando passava dos 20 mil empregados.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue