Um dos segmentos maisafetados com a pandemia do novo coronavírus continua na busca de ferramentasde retomada de forma responsável em Bento Gonçalves. Pensando nisso, o BentoConvention Bureau, entidade que atua na captação e apoio de eventos, emparceria com Sindmóveis, CICBG e Fundaparque, com apoio da Prefeitura, por meioda Secretaria Municipal de Turismo, realizou neste sábado, 8, o projeto pilotode “Treinamento dos Protocolos de Segurança Sanitária”.
A atividade, voltadaexclusivamente para profissionais do setor de eventos, aconteceu no Pavilhão Fdo Parque de Eventos, utilizando a estrutura já montada da feira MovelsulBrasil, que cedeu o espaço para a ação.
A capacitação cumpre osprotocolos estabelecidos na bandeira laranja abaixo do teto de ocupação (poucomais de 100 pessoas participaram em horários diferentes subdivididos emgrupos), com utilização de máscaras, medição de temperatura, distanciamentocontrolado e dispositivos com álcool em gel.
Foram simuladas situações queenvolvem desde o estacionamento, recepção, credenciamento, passagem dos visitantespelos estandes e cerimonial de abertura, de forma a testar e demonstrar osprotocolos de segurança desenvolvidos pelo grupo Live Marketing, jáapresentados ao governo estadual.
O projeto piloto é idealizadopela consultora Vaniza Schuler e coordenado pelo Porto Alegre & RegiãoMetropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) junto aos demaisDestinos do estado que também realizarão edições desse treinamento na Capital ena região das Hortênsias.
Para a presidente do BentoConvention Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues, “a pandemia modificou arealidade dos eventos e é preciso entender in loco toda a logística defuncionamento para que a retomada possa ser realizada com responsabilidade esegurança de visitantes, expositores, colaboradores e comunidade”, ressalta.
Todos os profissionaisenvolvidos atuaram de forma colaborativa, sob a organização de AndréiaPilão Eventos, com apoio ainda do Comitê de Retomada do Turismo RS, órgãos desaúde, vigilância sanitária, segurança e trânsito.
O secretário municipal deTurismo, Rodrigo Parisotto destaca que “o treinamento é necessário para quepossamos ter equipes ambientadas com o espaço, com as regras de higienização epara servir de embasamento para estratégias e planejamento das atividades nofuturo”, salienta.
A atividade não foi abertaao público e a imprensa. Posteriormente a realização do treinamento, osresultados serão disponibilizados para outros Destinos.
**Para os profissionais deimprensa está prevista uma coletiva virtual durante a semana com ocompartilhamento do resultado do projeto piloto a ser aplicado em BentoGonçalves.