Alusiva à data, campanha da CDL-BG incentiva lojistas a concentrarem promoções na data, que nesse ano ocorre em 25 de novembro
Um dos principais movimentos promocionais do mundo promete consolidar as boas expectativas para a edição deste ano também em Bento Gonçalves. No dia 25 de novembro, a Black Friday se apresenta como excelente oportunidade para a geração de negócios no comércio, antes da chegada do Natal, e um atrativo extra ao consumidor que planeja aproveitar as ofertas e condições diferenciadas propostas na data. No comércio local, o movimento ganha força a partir dos esforços da Câmara de Dirigentes Lojistas, que incentiva os estabelecimentos a aderir à campanha e potencializar as vendas.
Desde o início do mês de novembro, a CDL-BG vem distribuindo materiais temáticos da campanha para chamar a atenção do consumidor e, assim, fazer com que ele confira as ofertas e novidades do estabelecimento participante. Os cartazes da campanha são entregues sem custos aos associados. A entidade também vem apresentando dicas para potencializar as vendas em seus canais digitais – especialmente no Instagram (@cdl_bg) e no Facebook (facebook.com/cdlbg).
“Estamos em um mês marcado pela Black Friday, uma das mais importantes campanhas para o comércio, com muito potencial de vendas, e a CDL-BG está fortalecendo uma campanha de coalização do comércio local em torno dessa mobilização global. É um convite para que o lojista bento-gonçalvense faça parte desse movimento e ajude a fortalecer os estabelecimentos do município. Com o engajamento de todos, temos a certeza que será uma Black Friday histórica e de muitos resultados positivos”, destaca o presidente da entidade, Marcos Carbone.
A perspectiva otimista para esse ano se justifica pelo aceno do consumidor em investir em compras nesse período. Segundo estudo realizado pela plataforma Reclame Aqui, cerca de 50% dos consumidores indicaram que pretendem adquirir algo na campanha. O número é quase o dobro dos que afirmaram que compraram algo na edição passada (25,7%). Entre os motivos pelas compras na Black Friday estão os bons preços praticados pelos lojistas, a organização financeira para ter a possibilidade de compras nessa data e a proximidade com o Natal.
Esse otimismo, aliado aos movimentos da CDL, faz com que os negócios locais se engajem e planejem ações. A Vízia Óptica, por exemplo, projeta crescimento nas vendas nesse ano, embora sem cravar um percentual definido. “Nossa campanha irá começar na semana da Black Friday, no dia 21, e seguirá até o sábado, dia 26. Serão diversos produtos selecionados com até 70% de desconto”, antecipa a gerente de marketing da Vízia, Aline Scatolin.
Já no ramo de calçados e confecções, a loja Andreolio prospecta 10% de aumento. “A Black Friday sempre é uma data que contribui para as vendas na reta final do ano. Esperamos esse crescimento pelo fato de que a temporada vem sendo favorável. Geralmente, nesse período os itens com mais saída são os tênis e as peças de troca de estação”, conta a gerente do estabelecimento, Rosemeri Menegotto.