Pesquisar
Close this search box.

Capitalismo Consciente …. Seja bem-vindo!! | Iara Cristina Bussolotto

A primeira vez que ouvi falar sobre Capitalismo Consciente foi através da Cooperativa de Crédito que me atende, e a forma de trabalho deles, norteada por esta filosofia de negócio, me encantou e me fez querer saber mais.

 O Capitalismo Consciente é uma filosofia de negócio desenvolvida por John Mackey e Raj Ssisodia, juntos eles fundaram um Instituto e escreveram um livro dedicado ao tema, “Capitalismo Consciente: como liberar o Espírito Heroico dos Negócios”, recomendo a pesquisa e a leitura!

As empresas que aderiram a ele tiveram uma longa jornada de estudo e adaptação, acima de tudo na mudança de cultura do negócio, mas a grande sacada desta nova forma de fazer negócio é o envolvimento de todos, desde a direção, passando por funcionários, clientes e fornecedores. É o ato de todo o dono de empresa, parar e olhar a sociedade, que sempre o beneficiou, entender no que minha empresa pode contribuir para fazer um mundo melhor, incluindo a isto o meio ambiente. 

Um dos alicerces do Capitalismo Consciente é: “trazer resultados positivos para a empresa e para a sociedade como um todo”.

O Capitalismo Consciente é a desconstrução do Capitalismo egoísta visando reconstruí-lo de uma maneira mais humana. Para que isto tudo aconteça existem quatro pilares: 

Propósito Maior: o lucro é essencial e vital, isto não pode mudar pois trata-se da sobrevivência do negócio, mas o propósito da empresa existir deve ser maior que só o lucro. Para isso acontecer é preciso abranger toda cadeia de pessoas envolvidas ao negócio e juntos buscarão uma forma de tornar o mundo um lugar melhor.

Integração de Stakeholders: os líderes criarão propósito e valores afim de promover a prosperidade, e ampliar estes valores a todos os envolvidos, clientes, fornecedores, diretores, funcionários, comunidade e meio ambiente.

Liderança Consciente: NÓS em vez do “EU” 

Cultura Consciente: entender a mudança de cultura que isto exige e contribuir para uma cultura de confiança, cuidado e cooperação.


Os Benefícios:  
Ambiente mais harmônico de trabalho
Lealdade e engajamento de quem está no processo
Envolvimento da comunidade com o seu negócio 
Valorização das ações na Bolsa de Valores, das empresas.
Valorização das ações na Bolsa de Valores, das empresas.
Sim! É possível e já existem empresas utilizando o Capitalismo desta forma, capaz de criar um mundo melhor para todos!
iara@viziaoptica.com.br
Consultora de Varejo

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue