Carvi recebe celebração dos 30 anos de regionalização da UCS

Evento, com entrega de medalha Mérito Comunitário, ocorre dia 16

 No campus da UCS Bento, mais de 14 mil alunos foram formados. Imagem: Paula Larentis

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) recebe uma especial programação no dia 16 (quarta-feira), com vistas à comemoração dos 30 anos do processo de regionalização da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A solenidade será marcada pelo lançamento da edição temática da revista da UCS e pela entrega da medalha Prefeito Hermes Webber – Mérito Comunitário. A distinção leva o nome de um dos fundadores da universidade e presta homenagem a pessoas e entidades destaques na promoção de ações em prol da sociedade. “Esse momento, além de ser comemorativo, serve para podermos ter a noção do quanto crescemos desde que a regionalização começou e do quanto a universidade se transformou e vem contribuindo para a transformação das regiões onde está presente. É o interesse comunitário e regional da UCS atuando em todas as microrregiões da Serra, na Uva e Vinho, nas Hortênsias e nos Campos de Cima da Serra, além do Vale do Caí e, mais recentemente, no Litoral Norte, em Torres”, destaca o sub-reitor do Carvi, Fabiano Larentis.

O evento tem um grande significado para Bento Gonçalves. Muito antes do processo oficial de regionalização, o município foi o primeiro a receber um curso da universidade fora de Caxias do Sul, em 1968 – um ano apenas após a sua fundação. Isso oportunizou o acesso ao ensino superior na cidade e levou à criação do campus de Bento Gonçalves já no ano seguinte.

Porém, no início dos anos 1970, o Ministério da Educação determinou que os cursos só poderiam existir se fossem mantidos por uma instituição sediada no próprio município onde eles eram ofertados. Assim, foi criada a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi), em 1972, cujo cinquentenário foi comemorado no ano passado.

Foi um comodato, assinado entre a Fervi e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs) em 1993, que integrou as duas instituições e ampliou a oferta do ensino superior em Bento Gonçalves, resultando na criação do Carvi. Naquele mesmo ano, em 1º de agosto, ocorreu a formalização do Projeto de Regionalização, desencadeando na abertura de unidades também em Canela, Nova Prata, Guaporé, Farroupilha, Vacaria e São Sebastião do Caí.

Em Bento, a regionalização, além de ampliar o número de cursos, impulsionou a formação de mais estudantes. Até 1993, havia 2.113 diplomados. Pouco mais de 10 anos depois, esse número já havia mais do que dobrado, atingindo 5.145 diplomados. Desde 1972, quando a Fervi foi instituída, até julho de 2023, 14 mil alunos foram diplomados no campus local da UCS (graduação, mestrado e também os certificados na pós lato sensu). Atualmente, todas as áreas do conhecimento possuem cursos de graduação em Bento Gonçalves. Afora os alunos de pós-graduação e especialização e MBAs (lato sensu), no campus há turmas ocorrendo dos Mestrados em Administração, Educação, Engenharia de Produção, Ensino de Ciências e Matemática e Direito. Já ocorreram turmas do Mestrado em História e em Letras. Em agosto inicia a primeira turma de Doutorado do campus, em Direito.

O modelo de relacionamento diferenciado que a UCS mantém com a comunidade tem grande influência neste aspecto, resultando também em ganho acadêmico e no desenvolvimento econômico e social, não somente no ensino, mas também na extensão, na pesquisa e na inovação. Um exemplo é o termo de fomento estabelecido com a Município de Bento Gonçalves, onde alunos da Escola Municipal de Turno Integral São Roque utilizam os espaços e desenvolvem atividades no Campus. Outra evidência é o edital Startucs, para teste e configuração de ideias inovadoras, com 14 projetos da comunidade selecionados.

“Celebramos o bem que foi feito em cada localidade, o desenvolvimento e a transformação que ocorreu na região de abrangência de cada campus. Estamos comemorando a realização da nossa missão e a acolhida das comunidades à nossa Instituição, os ideais traçados há 56 anos, e depois renovados nos anos 1990, de sermos uma presença significativa para a região. Porque milhares de alunos se formaram, milhares de pessoas transformaram suas vidas, nós formamos milhares de professores nessas regiões, onde prestamos inúmeros serviços e conseguimos modificar um cenário”, avalia o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.

A comemoração pelo aniversário de regionalização da UCS se iniciou por Nova Prata, no último dia 4. Antes de chegar a Bento, passa, ainda, por Farroupilha, no dia 9, e por Vacaria, no dia 11. Depois, a celebração segue para a parte final, itinerando pelos municípios de São Sebastião do Caí, no dia 22; Guaporé, no dia 24; e Canela, no dia 29. Foi esse estreitamento de laços entre a UCS e a região que motivou a criação do mais emblemático slogan da instituição: Pés na Região, Olhos no Mundo.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue