Casa A&D: onde a elegância encontra o conforto

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Morar em casa é o sonho de muitas pessoas que buscam tranquilidade, ter espaço de sobra para viver a vida no seu máximo, um cantinho no mundo para chamar de seu.  Foi com essa sensação viva na pele, que as arquitetas Angélica de Oliveira e Raiana Brandelli, sócias da Marma Arquitetura, projetaram a Casa A&D.

Raiana Brandelli (esquerda) e Angélica de Oliveira (direita). Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

“Sempre moramos em apartamento. Porém, com o isolamento exigido por conta da pandemia, sentimos a necessidade de buscar um ambiente aberto, em contato com a natureza. Surgiu, então, a ideia de procurar um terreno e construir a nossa casa. Nosso desejo era de uma residência com área social ampla e funcional, onde as pessoas se sentissem confortáveis, à vontade, com acesso direto à área externa. Conhecemos a Marma pelas redes sociais e achamos que os projetos das meninas estavam em sintonia com nosso desejo”, contam os proprietários da casa.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

O match foi perfeito e o escritório prontamente topou o desafio. “A Marma foi procurada em 2021, ainda na fase de compra do terreno, para uma análise da necessidade dos clientes, que desde o início tiveram seus desejos bem claros: desenvolver um projeto residencial atemporal, com ambientes internos funcionais, priorizando o uso de materiais naturais”, explicam as arquitetas.

A partir de então, foi iniciado o desenho do projeto da casa, tanto em estrutura, quanto interiores. A residência comporta um terreno com 422,43m² de área construída e 112,31m² de área externa. Ambas as partes se entenderam muito bem durante o processo criativo, pois os clientes já estavam decididos quanto à ambientes, detalhes, estética que queriam para a sua casa, norteando e agilizando o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

A integração entre os espaços internos e externos da casa foram realizados pela Valen Esquadrias. Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

“O casal nos solicitou uma residência com determinado número de ambientes, sendo eles hall de entrada, cozinha, salas de jantar e estar integradas, adega, lavanderia, lavabo, suíte ampla, dormitório, escritório, banheiro social completo e ampla área externa com piscina e vegetação. A estética foi solicitada no estilo industrial, com elementos voltados para o moderno em tons de cinza, branco e detalhes pretos”, detalham as arquitetas.

Com o projeto aprovado, começou uma obra que durou 20 meses até a sua entrega no final de 2023. Para utilizar integralmente o espaço disponível no terreno, a garagem foi inserida no subsolo da casa, onde também foram alocadas uma adega vertical protegida por uma composição em vidro e destacada pela iluminação focada, um espaço de jogos, com sinuca e, ao lado, um pequeno espaço fitness.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Todas as áreas foram planejadas a fim de serem aproveitas com entusiasmo, assim como os proprietários sonharam. No térreo estão os espaços de estar, um ambiente aconchegante e minimalista, com a lareira destacada, esquentando todo o andar. Ao lado, uma cozinha integrada ao espaço gourmet, aberta para a área de jantar. A ligação entre os dois ambientes se dá por meio de uma ilha na cozinha, com pia e fogão, junto a uma bancada para refeições mais rápidas e práticas.

O trabalho em marcenaria, aliado à pedra natural, dão um acabamento sóbrio e elegante, que, quando misturados com a madeira da mesa de jantar, com o metal da lareira e das esquadrias, e com a iluminação pontual e quente, entregam conforto e hospitalidade, um ambiente social que abraça, ideal para curtir à dois ou receber amigos.

A Moreschi Esquadrias em Alumínio é responsável pelo trabalho geométrico em metal da porta central. Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

“A iluminação foi elaborada para que, em qualquer cômodo, os clientes possam ter diversos cenários. Uma luminosidade mais intimista para jantares e momentos de estar, assim como uma ambientação para momentos de cinema e outros diversos possíveis no dia a dia”, explica Raiana.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Outro ponto de destaque no projeto é o quarto do casal, integrado entre cama, closet e  um spa de tirar o fôlego. “A suíte do casal teve o layout criado a partir da rotina íntima dos clientes, que buscavam por essa praticidade e exuberância. Dessa forma, criamos um local de permanência com um pequeno spa pensando no aproveitamento e na qualidade do tempo que passam juntos”, contam as arquitetas.

Com os móveis Finger, a área íntima integrada ao spa tornou-se ainda mais funcional e personalizada. Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ
Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Do spa, a vista encontra a área verde, com uma natureza abundante que circula o terreno e inunda a casa de paz. “A área externa foi criada a partir da diferença de níveis do terreno, dessa forma trabalhamos com a piscina de borda infinita sob o solo, uma forma de agregar estética com menos possíveis transtornos e custos de obra. Trabalhamos também com taludes conciliando com o paisagismo, um espaço no todo aconchegante e convidativo para a permanência dos clientes”, discorre Angélica.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

As texturas têm um papel importante no projeto. A estética industrial utilizada, com presença marcante do cinza, do preto e do metal, pedia por detalhes sensoriais contrastantes. A madeira, utilizada em tons naturais no escritório, na cozinha e no espaço de jantar em maior abundância, quebram a frieza dos outros materiais e tornam a casa convidativa. Ao encontro disso, os tecidos e sobreposições, como o sofá, os tapetes e as cadeiras, deixam os ambientes mais leves e charmosos.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ
Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Os contrastes espelham a personalidade dos clientes, que viram no projeto uma extensão de si mesmos, ambientes românticos e ao mesmo tempo impactantes, ainda que funcionais, práticos, onde cada detalhe tem a sua função e torna a casa em um lar. “O projeto tem a nossa cara! Após alguns encontros, as meninas captaram nossa personalidade e com poucos ajustes, chegamos ao resultado tão sonhado. Agora em uso, percebemos a funcionalidade na divisão dos ambientes. Todas as áreas são bem aproveitadas, mas o espaço gourmet com vista para o jardim é o nosso favorito”, finaliza o casal.

Imagens: Pizzi Fotografia de ARQ

Com a casa entregue, Angélica e Raiane também se sentem realizadas com o trabalho executado e a ótima recepção dos clientes. “O sentimento da Marma Arquitetura é de realização e satisfação, acreditamos ser o resultado de trabalhar com bons profissionais e grandes equipes. O contentamento em ver o sonho dos clientes executado de forma palpável nos enche de orgulho, nos faz relembrar que o principal motivador da nossa profissão é realizar sonhos”, finalizam.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue