Movimento Setembro Dourado intensifica ações de informação e conscientização na cidade para vencer a doença com diagnóstico precoce
Sim, o câncer infantojuvenil tem até 80% de chance de cura se diagnosticado precocemente. E é justamente por isso e, levando em conta o crescimento de casos em Bento Gonçalves, que o Movimento Setembro Dourado vem intensificando ações nos últimos anos com o propósito de combater esta doença que atualmente acomete 29 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, vinculadas ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), 20% mais que no ano passado. A mobilização é de um grupo de voluntários que está a frente de atividades que envolvem diretamente o público infantil e suas famílias, professores, enfermeiros e médicos. Este ano, o trabalho começou mais cedo, levando o tema para a rotina destes profissionais em toda sua jornada de trabalho.
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 12h30min às 13h30min, a jornada será no Colégio Marista Aparecida, na Escola Municipal Alfredo Aveline e na Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva, respectivamente. Além da abordagem com panfletagem e troca de informações, a presença do Leão da Coragem é uma das estratégias para despertar o interesse das pessoas pelo assunto, alertando a comunidade para o problema. No dia 16, será a vez do Grupo de Escoteiros Ciretama inserir a pauta na programação do dia de Lobinhos e Escoteiros. O Setembro Dourado encerra com intervenção no Festival de Balonismo no dia 30, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, das 14h às 18h.
O que os voluntários chamam a atenção é para sintomas que muitas vezes passam despercebidos por pais, professores e médicos e que se notados em tempo podem salvar vidas. Um simples cansaço e palidez ou até mesmo dores de cabeça e vômitos, são motivos não apenas para ficar atento, mas também para procurar um médico. A embaixadora do ICI em Bento Gonçalves, membro do Conselho de Administração do Instituto Gestão 2020-2024, Renata Sandrin, ressalta a importância de um olhar mais zeloso. “Muitos sintomas são comuns a viroses, resfriados ou outros problemas de saúde e que acabam não tendo a atenção merecida. Nosso trabalho é justamente evitar isso, conscientizando pais, professores, enfermeiros e médicos, que têm contato com crianças e adolescentes. Todos precisam estar alertas e ativos”, destaca.
Com este objetivo, desde o início de 2023, o grupo de voluntariado, capitaneado também por Susana Lodetti, se debruçou sobre um plano de ação junto às escolas e unidades de saúde da cidade com o apoio das Secretarias de Educação e da Saúde. O objetivo foi treinar professores e enfermeiros para serem multiplicadores, avançando em sala de aula e consultórios.
Em Bento desde 2016
Ligado ao ICI, com sede em Porto Alegre, este grupo de voluntários vem crescendo ano após ano e desde 2021 atua com a chancela oficial do Instituto, que presta assistência a pacientes de oncologia pediátrica no Rio Grande do Sul. São crianças e jovens que recebem tratamento multidisciplinar na sede do Instituto ou no Hospital Geral de Caxias do Sul, um dos seis complexos hospitalares conveniados que possuem centros de referência em oncologia pediátrica. Para ter as melhores chances de cura, o acesso a esses centros de atendimento especializado precisa ser rápido. São hospitais públicos ou conveniados ao SUS que cobrem praticamente todo o território gaúcho. É possível acompanhar as ações do Setembro Dourado nas mídias sociais do @institutodocancerinfantil ou no site reparenodetalhe.com.
Casos na região
O aumento no número de casos na região assistidos pelo ICI indica que a doença vem avançando, pois os diagnósticos são ainda maiores. Atualmente, em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Farroupilha, o Instituto assiste mais de 100 casos, sendo 29 somente em Bento.
Sobre o ICI
O Instituto do Câncer Infantil (ICI) há quase 30 anos assiste crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A instituição proporciona Consultas médicas, assistência integral e multidisciplinar nas áreas: Oncologia Pediátrica, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Treinamento Funcional, Serviço Social, Apoio Jurídico e Terapias Alternativas como Reiki e Musicoterapia; Benefícios assistenciais como: Vestuário, calçados, cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, além de apoio com transportes, medicações e exames especiais. Atividades de lazer e cultural, festividades, atividades de recreação e entretenimento para amenizar período de internação. Além da assistência, o ICI é referência em projetos de Pesquisas Científicas dedicados aos avanços de novos tratamentos e geração de conhecimento científico com parcerias nacionais e internacionais. Desde sua criação já foram atendidas 2.500 famílias.
Mais informações pelo e-mail setembrodouradobento@gmail.com.
De olho nestes sintomas
– Cansaço e palidez
– Dores de cabeça e vômitos
– Perda significativa de peso
– Dor generalizada sem causa aparente
– Febre prolongada sem causa aparente
– Caroços no corpo
– Sangramento do nariz ou gengiva
– Manchas roxas na pele ou sangramento
– Aumento de tamanho da barriga
– Dores nos ossos
– Diminuição da visão ou perda de equilíbrio
– Reflexo branco nas pupilas