Evento internacional teve a participação dos embaixadores do design italiano Paolo Trevisan e Sara Ricciardi
Pela segunda vez realizado em Caxias do Sul, o Italian Design Day reuniu, em 25 de março, dois renomados representantes do design italiano, o arquiteto Paolo Trevisan, que lidera as equipes de design das Américas do icônico estúdio Pininfarina, e a designer multipremiada Sara Ricciardi, especialista em direção criativa e também diretora de arte da cadeia de hotéis 5 estrelas Starhotels. O evento ocorreu na sede da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e foi promovido pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre com a colaboração da CIC Caxias, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e o apoio das empresas ítalo-brasileiras Florense e Trento.
O encontro foi um sucesso de público, com a participação de mais de 400 pessoas, entre profissionais e estudantes do setor, além da transmissão online. Os convidados abordaram com originalidade a temática principal desta edição “Fabricar valor: inclusividade, inovação e sustentabilidade” promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre os dois países.
“Fabricar valor é parte da nossa história, do nosso design. E o design também é muito importante aqui na Serra gaúcha, que é um pólo de referência na área, refletindo o reconhecimento desta região para se tornar um centro de excelência no desenvolvimento do design em todo Brasil”, disse o Cônsul-Geral Valerio Caruso, ao lembrar que o evento antecede o Salão do Móvel realizado em abril em Milão, em que a presença das empresas gaúcha é tradicionalmente muito importante.
Com uma presença industrial muito forte e a maioria da população de origem italiana, Caxias do Sul está se afirmando como capital do design italiano no Brasil e no panorama nacional, tem se destacado cada vez mais com uma economia que cresceu 4,6% em 2023, e um consequente aumento do emprego, que está no maior valor desde 2015.
Produtos com valor e visão de futuro
Palestrante convidado do IDD 2024, Trevisan, ao apresentar a histórica marca Pininfarina, fundada em 1930 e conhecida mundialmente por desenvolver trabalhos para Ferrari e Maserati, ilustrou como o estúdio enxerga o design e entre as iniciativas citou o projeto Arco, uma cozinha sem cantos projetada em parceria com a empresa Florense, sediada em Caxias do Sul. “A gente não está focalizado somente no produto, mas na comunicação desse produto, sempre olhando para o futuro e com atenção para a qualidade. No final, estamos sempre desenhando as relações humanas, as emoções, as memórias que vão ser criadas nos espaços e através dos produtos que fizemos. O nosso foco é sempre na pessoa e na humanidade”, afirmou Trevisan, vice-presidente sênior de Design da Pininfarina America, subsidiária da empresa nos Estados Unidos.
Sara, um dos grandes nomes do design contemporâneo na Itália e já homenageada pela revista Elle Decor, destacou a importância da fabricação de valor aos produtos. “O tema é uma junção de qualidades. Tem um valor pessoal, emotivo, econômico, temporal, relacional e material. Designer é aquele que permite transformar o conceito em forma. E é preciso criar valor territorial, pois o valor não está fora, e sim, dentro de cada território. É preciso viver, de fato, a sua cidade”, disse a designer conhecida pelo seu ecletismo entre projetos para marcas de luxos e ações de design participativo que hipnotizou o público com seu entusiasmo contagiante.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Consulado-Geral no YouTube, com tradução simultânea. O vídeo está disponível na plataforma e pode ser acessado a qualquer momento.