Uma imagem vale mais do que mil palavras. O ditado popular ganhou um significado especial nas mãos da servidora pública Joice Kreiss. Apaixonada por fotografia, ela traduziu em imagens seu agradecimento à equipe do Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, que cuidou do seu pai, João Orlando dos Santos, durante o período em que ele permaneceu internado com suspeita de COVID-19, de 5 a 14 de maio.
As imagens captadas durante a estadia do seu pai, que completou 88 anos durante a internação, mostram o dia a dia dos profissionais da saúde e a forma com que eles lidam com a doença. “Quando eu soube que iria acompanhá-lo durante o tempo de internação, imediatamente eu sabia que deveria levar a máquina fotográfica junto, pois inevitavelmente alguma imagem iria surgir e eu deveria captá-la”, descreve.
De acordo com Joice, as imagens traduzem a força dos sentimentos, dos medos, além da resiliência do seu próprio pai. “Captar estas pessoas incríveis trabalhando, doando seu tempo, sem receio de se expor, era o mínimo que eu poderia fazer, estando ali, e a forma que eu encontrei de agradecê-los”.
A ideia foi muito bem recebida também pelos profissionais da saúde. Para a enfermeira Luana Foiatto, “elas serviram como estímulo e valorização para todos que estavam e ainda estão assustados com esse vírus. Toda equipe se sentiu mais que abraçada com esse gesto empatia e compaixão”, comenta.
Com o teste negativado para COVID-19, Joice e seu pai foram liberados para sair do isolamento, mas as fotos foram deixadas no hospital como recordação desse momento ímpar vivido por ambos. Agora, os registros fazem parte do mural de entrada do Hospital São Roque e estão expostos a todos que acessarem o local.