- Número mínimo de unidades das Top 50 sobe de 315 para 406 entre o ano passado e 2020
- Marcas listadas ampliam em 23% o número total de unidades na comparação com o ano anterior
- Entre as 50 Maiores, 21 marcas totalizaram mais de 1.000 unidades, ante 16 em 2020
Evolução da maturidade, maior consolidação, variedade de segmentos e formatos. Esses são os principais insights que podem ser observados no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil por Número de Unidades divulgado pela ABF — Associação Brasileira de Franchising. O estudo indica que o número mínimo de unidades das Top 50 aumentou 29% na comparação entre 2020 e 2021, passando de 315 para 406 operações. Já o total de unidades das Top 50 avançou 23% no mesmo período. A alta é muito relevante, levando-se em consideração que 2021 foi, ainda, um ano muito impactado pela pandemia. Esse aumento havia sido de 5% no período anterior (2019 para 2020). Outro indicador que revela um maior grau de maturidade do franchising brasileiro, e também reafirma sua resiliência e capacidade de reação, é o aumento do número de redes que somam mais de 1.000 unidades. Esta edição reúne 21 redes entre as Top 50 que atingiram essa importante marca, ante 16 no ano passado e 17 em 2020. Além disso, 46 são brasileiras e 43 têm sede no Sudeste.
“Quando fazemos o retrato das cinquenta maiores, identificamos movimentos importantes. Primeiro, que as redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso. De outro lado, Alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, declara André Friedheim, presidente da ABF.
Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inputadas pelas próprias marcas. O sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. O ranking reúne 52 marcas já que houve empate em duas posições.
Em sua sexta edição, o levantamento tem predomínio das marcas de Alimentação entre as Top 10, com quatro redes, seguida de Serviços e Outros Negócios, com duas; e uma representante de Saúde, Beleza e Bem-Estar, Moda, Casa e Construção, e Serviços Automotivos.
O Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias da ABF mostra que O Boticário, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, mantém-se firme em 1º lugar no ranking, com um total de 3.652 unidades em 2021 frente a 3.620 no ano anterior e uma variação de 0,9%. Mantendo sua trajetória de crescimento, a rede Cacau Show (Alimentação), que já havia subido para o terceiro lugar no ranking de 2021, assumiu a vice-liderança no grupo das Top 50, saltando de 2.371 para 2.827 operações, com 19,2% de variação positiva, a segunda maior entre as Top 10 do ranking da ABF. O McDonald’s (Alimentação) vem a seguir, em 3º lugar, passando de 2.567 para 2.585 unidades, 0,7% de variação positiva.
Estreante no ranking, a rede Gazin Semijóias (Moda) figura em 4º lugar, com 2.083 unidades. Retornando ao ranking, a Ortobom (Casa e Construção) alcançou a 5ª posição, com um total de 2.078 unidades. Em 6º lugar vem a Pit Stop Skol (Alimentação), que passou de 1.866 para 1880 operações (0,8% de variação positiva) no período pesquisado. A 7ª posição ficou com a Subway (Alimentação), passando de 1.863 para 1.862 unidades e variação negativa de 0,1%.
Em 8º lugar figura a AM/PM (Serviços e Outros Negócios), que subiu de 1.804 para 1.841 operações, com variação positiva de 2,0%. Em 9º lugar, a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) teve o maior avanço no número de unidades entre as Top 10, com índice de 26,9%, saltando de 1.325 para 1.682 franquias. Em 10º lugar, fechando a lista das dez maiores redes por unidades, está a Lubrax (Serviços Automotivos), que passou de 1.665 para 1.668 operações (0,2% de variação).
Destaques das Top 20 a 50, ingresso de marcas e capital aberto
Cinco redes ingressaram no Ranking das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades em 2021. Além da Gazin Semijóias (Moda) e do retorno da Ortobom (Casa e Construção), figuraram também a Prudential (Serviços e Outros Negócios), em 11º lugar, com 1.646 franquias; a Splash (Casa e Construção), da rede iGUi, – que registrou a maior variação positiva entre as Top 50, com crescimento de 364,2%, saltando do 147º para o 41º lugar, e passando de 109 unidades em 2020 para 506 em 2021; e a Sorridents, que subiu da 52ª para a 48ª posição — de 310 para 420 franquias e com variação positiva de 35,5%.
No ranking como um todo, outras marcas também se destacaram por sua expansão. Entre as Top 20, a Odontocompany subiu do 17º para o 12º lugar e registrou o maior aumento no número de unidades, ampliou de 997 para 1.631 seu número de unidades, com variação positiva de 63,6%. No grupo das Top 30, a Oggi Sorvetes, em 29º lugar, passou de 554 para 745 operações — variação de 34,5%, e a Espaçolaser, que passou de 587 para 717 franquias, com variação de 22,1%.
Entre as Top 40, a rede +Ágil, em 37º lugar (Serviços e Outros Negócios) registrou a segunda maior variação positiva de todo o ranking, com índice de 259,7% e um salto de 154 para 554 unidades no período pesquisado. Ainda neste grupo, a ACQUAZERO obteve o segundo maior crescimento, passando de 388 para 632 operações, com variação de 62,9%. Fechando o ranking das Top 50 maiores por unidades, além do destaque da Splash, a rede Solarprime (46º lugar) registrou a segunda maior expansão neste grupo, com 68,4% de variação, saltando de 263 para 443 o número de franquias.
Como indicador que reforça a dimensão e a maturidade do setor de franquias brasileiro, das 52 marcas integrantes do ranking da ABF, oito têm capital aberto: Arezzo, Burger King Brasil, CVC Brasil, Espaçolaser, Hering Store, Localiza, McDonald’s e Pit Stop Skol.
Segmentos, formatos, tempo como franqueadora Observando os segmentos, o ranking da ABF mostrou que Serviços e Outros Negócios foi o que mais expandiu sua representatividade entre as Top 50, ampliando sua participação de 10% para 15%. A adoção dos novos formatos digitais pelas redes é um fato que justifica esse crescimento. Casa e Construção, a exemplo do que ocorreu no ano passado, também se destacou, dobrando sua representatividade (passou de 4% para 8%).
O levantamento da ABF indica que enquanto as operações em Loja tradicional caíram de 90% para 82% em participação nas redes, Outros formatos (home based, unidades móveis e quiosques) cresceram de 10% para 18%, apontando a adaptabilidade do setor ao contexto atual.
Fator de grande relevância para as redes, o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71% no ano passado, como em 2020. Já as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, saltando de 2% para 12%. “Em que pese que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, comenta o presidente da ABF.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de cerca de R$ 186 bilhões, mais de 170 mil unidades e aproximadamente 2.900 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.