Sindilojas Regional Bento informa que nas manhãs dos dias 20 e 21 de fevereiro comerciantes de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa poderão abrir sem mão de obra de empregados. Já em Garibaldi, regra aplica-se para todo dia 21
O Sindilojas Regional Bento, com base territorial em 11 municípios, informa que o comércio de algumas cidades poderá abrir durante o Carnaval, porém sem o uso de mão de obra de empregados, conforme acordado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 com Sindicato dos Empregados no Comércio.
Em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, será vedada mão de obra de empregados no turno da manhã de segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro. Já em Garibaldi, será vedada a mão de obra de empregados durante toda a terça-feira de Carnaval. No entanto os acordos acima não têm aplicação para os estabelecimentos comerciais que operam exclusivamente no ramo de lojas de materiais de construção, casas agrícolas, floriculturas e shoppings. Os horários não trabalhados poderão ser compensados até 28 de fevereiro de 2023.
No caso das cidades de Barão, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Valentim do Sul e São Pedro da Serra o comércio funcionará normalmente.
Daniel Amadio, presidente do Sindilojas Regional Bento, ressalta que Carnaval não é considerado feriado nos municípios em que não houver decreto. “A regra atual vale para as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, pois houve um acordo em Convenção Coletiva. No entanto, há uma preocupação do Sindilojas em alterar essa regra, quem sabe para o próximo exercício, visto que temos um movimento importante de turistas na região e, diante do acordo firmado, o comércio não pode abrir para atendê-los”, ressalta.