Consulado-Geral da Itália prepara novas convocações para processo de cidadania

Representação também atingiu expressiva marca de emissão de mil passaportes por mês

Cônsul-Geral, Valerio Caruso. Imagem: Anderson Pagani

Além de comemorar por ter atingido a meta de emitir mil passaportes ao mês (em junho foram 1.036), o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre anuncia ações em outra frente de atuação. Desta vez, o objetivo é agilizar a fila para o reconhecimento da cidadania italiana.

Para isso, o Consulado solicita às pessoas cujas senhas de atendimento estão entre 12.001 e 13.000 fiquem atentas para a convocatória que acontecerá via e-mail. “Em respeito e consideração ao elevado número de famílias que aguardam há muito tempo por este reconhecimento, será realizada uma convocação única, com um prazo de envio da relativa documentação em 30 dias. É importante que as pessoas estejam preparadas, com toda documentação pronta para a entrega assim que ocorrer a convocação”, diz o Cônsul-Geral, Valerio Caruso

Atualmente, o Consulado está empenhado no atendimento das famílias com números entre 10.001 e 12.000 e com o reconhecimento das famiílias de descendentes trentinos. Reduzir a fila e o tempo de espera de quem aguarda os processos de cidadania é uma das metas do atual Cônsul-Geral. O empenho tem dado resultado. Em menos de um ano desde que assumiu, 4 mil famílias foram convocadas a apresentar a documentação para o reconhecimento da cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).

Na sequência do cronograma, o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre convocará os detentores das senhas de 13.001 a 13.604. Outra chamada está prevista para ser realizada, através de e-mail, com os inscritos entre os números 13.605 e 14.795.

Bons resultados

Além dos esforços para diminuir o tempo na fila da cidadania, o Consulado acelerou os serviços para a emissão de passaportes. A meta prevista para ser alcançada no final do ano chegou seis meses antes. Em junho, a Representação comemorou a entrega de 1.036 desses documentos. Entre os motivos, estão a biometria e a interiorização de serviços do Consulado. “Estamos cada vez mais próximos de nossos cidadãos, trazendo facilidades e também agilidade para que suas necessidades sejam atendidas”, diz Caruso.

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