Corte da Fenavinho vive expectativa para a 17ª edição da festa

A Imperatriz, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, formam o trio de soberanas da festa cuja programação ocorre nos meses de maio e junho em Bento Gonçalves

 

Elas são a cara da festa – as soberanas da Festa Nacional do Vinho estampam aquela que é a maior celebração da cultura bento-gonçalvense, símbolo da história de seu povo e carro-chefe na promoção de seu produto mais emblemático: o vinho. Cabe à Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e a suas Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, a missão de representar a Fenavinho, que chega a sua 17ª edição em 2020 carregada de expectativas – e novidades. 

A primeira delas é a ampliação da agenda de atividades: serão dois meses de uma programação autêntica e de retorno às origens – evocando a vocação vinícola da região. Esse dom, exposto para todo o país, é o principal legado deixado e contribuição da Fenavinho, na opinião da corte. “A 16ª Fenavinho foi memorável para Bento Gonçalves. Neste ano, espero que consigamos um engajamento ainda maior da comunidade bento-gonçalvense para que a nossa cultura contagie a todos, sendo ainda mais prestigiada pelos moradores locais e visitantes”, pontua Bárbara.

A valorização da festa é uma das peças-chave para a consolidação do resgate iniciado em 2019. “Dar sequência a todo trabalho que começamos no ano passado, divulgar e transmitir nossa cultura, nossa história e o potencial da nossa cidade, além de compartilhar cada vez mais a paixão pelo vinho e por Bento Gonçalves, são algumas das missões para que a Fenavinho cresça e se consolide mais a cada edição”, comenta Sandi. “Devemos trazer à tona a essência da festa, divulgando o nosso enoturismo e o vinho brasileiro, a fim de fortalecer ainda mais o título da nossa cidade: a Capital Brasileira do Vinho”, acrescenta Ana Paula.

 

Programação para toda a família faz visita valer a pena

“O visitante voltará ao tempo dos nossos antepassados italianos” – quem garante é a Dama de Honra, Ana Paula Pastorello, revelando a tônica da 17ª edição da festa. Resgatando essa essência, a programação da Fenavinho ocupará, em 2020, os meses de maio e junho com muitas atrações culturais, gastronômicas e vinícolas – indicando o que o visitante encontrará na festa. “Muita hospitalidade, bons vinhos, gastronomia típica e variada, shows e apresentações que trazem a essência da nossa cultura e nos fazem reviver a história dos imigrantes. Tudo isso, no cenário de uma vila típica italiana e no coração de Bento Gonçalves que, sem dúvida, torna a experiência ainda mais inesquecível para cada um de nós”, destaca Sandi. O momento é ideal para conhecer, também, o novo momento do setor vinícola brasileiro, expresso pela assinatura de rótulos com alto padrão de qualidade, internacionalmente reconhecidos.

O tradicional ‘Vinho Encanado’ abre as festividades da edição, com agenda em três finais de semana: 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio. Na Via Del Vino, a Festa integra comunidade e visitantes em uma verdadeira celebração, regada por vinhos e sucos de uva que jorram de torneiras instaladas na ‘Casa del Vino’. É no coração da cidade que também ocorrerão os Desfiles de Carros Alegóricos, nos dias 17 e 31 de maio – nos quais distritos interioranos e entidades representativas do município resgatam suas raízes em uma das mais puras e autênticas expressões das origens centenárias da cidade, que completará 130 anos de emancipação política em 2020. De 05 a 14 de junho, a Fenavinho convida o público a visitar a Vila Típica, espaço temático com a exposição de vinícolas, evidenciando a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos brasileiros, variada gastronomia e apresentações artísticas, integrando a programação da 30ª ExpoBento. 

Com tantos atrativos, a avaliação unânime da corte é a do dever de preservar e perpetuar a história de Bento Gonçalves por meio da Fenavinho. “A Festa Nacional do Vinho é uma experiência que deve ser vivida por completo. Cada programação e atrativo refletem um pouco das nossas riquezas, cultura e tradição dos antepassados. Todas as atrações se complementam e, por isso, devem ser aproveitadas intensamente. Assim, é possível, de fato, viver e entender o verdadeiro significado da Fenavinho”, sintetiza a Imperatriz.

 

Programe-se:

O que: 17ª Festa Nacional do Vinho – Fenavinho

Quando: maio e junho de 2020

Onde: Bento Gonçalves (RS)

Programação:

– Vinho encanado no Centro da cidade (Via del Vino): dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio de 2020

– Desfiles de carros alegóricos: dias 17 e 31 de maio de 2020

– Vila Típica: 05 a 14 de junho de 2020, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue