Mudanças amenizam, mas seguem atingindo emcheio o comércio. Sindilojas luta para que as lojas possam abrir as portas para25% da capacidade total de clientes
Depoisde ter conquistado a liberação da tele entrega para o comércio não essencialmesmo na Bandeira Vermelha, o Sindilojas Regional Bento, juntamente com aFecomércio-RS, segue em busca da autorização para atuar com 25% da capacidadetotal da clientela para cada estabelecimento. Todos esforços junto ao Governodo Estado estão voltados para este pleito. Ainda no dia 3 de julho, opresidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, gravou um vídeo comesta petição que foi enviado ao Governador Eduardo Leite, unindo esforços com aFederação. A expectativa é que o pedido seja atendido ainda nesta semana.
Apesarda conquista da tele entrega antes mesmo do enquadramento na Bandeira Vermelha,fechar as portas é uma situação que compromete ainda mais a saúde das empresas.Muitas delas, mesmo na Bandeira Laranja, estão faturando, no máximo, 40% dareceita em tempos normais. A boa notícia para o setor é que será permitido otake away (pegue e leve) e o drive-thru para retirada de produtos. As empresaspoderão fazer a venda por telefone, whatsApp, e-mail, ou seja, sem que ocliente entre na loja.
“Ocomércio foi o primeiro setor a sentir na pele os efeitos desta pandemiaglobal. Também somos vítimas da Covid-19 e estamos cientes das nossasresponsabilidades. Fomos os primeiros a fechar as portas, colocando em risco avida das empresas e o sustento de famílias em defesa da saúde. Estamos fazendoa nossa parte e sabemos que não é no comércio que vemos grandes aglomerações.Vamos seguir firmes e fortes na defesa da abertura do comércio consciente”,enfatiza Amadio.
Além deatuar junto ao Poder Público Estadual e Municipal e junto a entidades afins, oSindilojas Regional Bento também vem criando ferramentas que possam auxiliarseus associados a enfrentar este difícil momento. Um exemplo é odesenvolvimento de dois E-Books com dicas práticas para fomentar as vendas peloWhatsApp, além de criar uma seção específica para compartilhar informaçõessobre a Covid-19 no site www.sindilojasbg.com.br.
Informaçõescompletas sobre o Modelo de Distanciamento Controlado RS podem ser acessadas nosite www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.