É com sentimentode pesar que o Jornal Design Serra recebe a notícia do falecimento do sempreamigo, Sr. José Eugênio Farina, nesta quarta-feira, 27. O empresário do ramomoveleiro foi um visionário, que ajudou a projetar a região serrana Brasilafora.
Carinhosamentechamado por nós, seus amigos, de “Geninho”, no auge de seus 95 anos aindapresidia o Conselho Consultivo do Grupo Todeschini. Ele integrou também a diretoria deimportantes entidades empresariais e sociais ao longo de sua trajetória, comoSindimóveis, Movelsul, Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves(CIC/BG), Fenavinho, Apae e Conselho Administrativo do Hospital Tacchini.
O empresáriodeixou um exemplo de legado bonito em empreendedorismo, liderança ecordialidade a todos. Foi reconhecido por toda sua trajetória de contribuição aBento Gonçalves com o troféu “Dom Empreendedor”, por meio do CIC/BG, no anopassado.
José Eugênio deixaa esposa Lourdes e quatro filhos: João, Paulo, Ricardo e Virginia, além de oitonetos, três noras e um genro.
Biografia
Natural deBento Gonçalves, iniciou sua vida profissional com apenas 12 anos, como balconistade uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados,como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor naMetalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.
Em 1971,ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das maisproeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com ofamoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou suaação para o mercado moveleiro. Após um incêndio que destruiu todas asinstalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento domercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis.Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro,reconhecida internacionalmente, e atuando em diversos segmentos através de suascoligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato eTodescredi.