Aprenda a usar as principais estratégias e ferramentas de Gestão, Vendas, Neuro Design e Growth criadas pelas maiores empresas do mundo no seu negócio, durante a maior imersão e concurso de design do Brasil.
Você desenvolve ou gostaria de desenvolver uma linha autoral de móveis de design?
Se você quer aumentar o seu faturamento atuando como designer de produtos para a indústria moveleira, existe uma oportunidade para você… Seja você designer de produtos, designer de interiores, arquiteto, ou simplesmente um apaixonado por design… isso é possível.
Desde que a pandemia surgiu, o mercado de casa e decoração cresceu fortemente. As pessoas pararam de viajar e começaram a passar mais tempo em suas casas e, com isso, o consumo de itens de casa e decoração disparou.
Faltou matéria prima, como mdf, alumínio…
Faltou até mesmo papelão para as embalagens…
E sabe o que mais faltou? Designers que pensam além do design!
Pois é…As indústrias de móveis estão precisando e buscando profissionais diferenciados, com uma visão de negócios que vá além de simplesmente um desenho bonito!
De profissionais meramente desenhistas, o mercado está cheio. O que o mercado está precisando mesmo, nesse momento de aquecimento de consumo, são profissionais que tenham uma visão 360º. É o que chamamos de Designer 4.0.
Mas o que define um Designer 4.0?
Designers que pensem em dados de mercado, público consumidor, sistema de vendas, aproveitamento de materiais e lucratividade.
E isso nenhuma faculdade ensina…
Existe muito amadorismo… E onde há amadorismo, há oportunidade!
Se você souber desenhar um bom produto e além disso souber como ajudar as indústrias e o comércio a vender mais, você se tornará uma peça fundamental nesse jogo.
Sendo um designer parceiro da indústria, você para de cobrar somente por projeto e começa a receber royalties.
Ou seja, se o seu parceiro vende seus produtos, os dois ganham juntos.
Ao invés de ganhar apenas uma vez para projetar algo, você recebe todos os meses uma participação de acordo com as vendas realizadas.
Mas não basta só saber desenhar…
Depois de muitos anos ouvindo agentes da indústria reclamando dos Designers que chegavam nas reuniões falando apenas sobre o quanto o produto deles era lindo e maravilhoso, mas sem saber nada sobre negócios, quatro arquitetos e designers brasileiros resolveram fazer algo a respeito.
Eles fundaram o Design Tank, uma imersão e concurso de design com foco em desenvolver profissionais voltados para o mercado e para os negócios do mundo do design.
André Menin, um dos idealizadores do evento, falou para Design Serra:
“Nas últimas duas décadas eu tenho viajado o mundo devido ao meu trabalho como Designer de Produto: Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, México… e até mesmo China e Vietnã.
Isso é uma constante na minha vida. Sempre fazendo negócios, aprendendo e me especializando. Sempre na área de Design.
Mas quando eu comecei na área eu era apenas um designer apaixonado pelo meu desenho e sem noção nenhuma de como esse mercado funcionava.
Hoje, com mais de 500 produtos assinados pelo meu estúdio de Design, produzidos e vendidos em larga escala, percebi que era hora de compartilhar os bastidores de como eu fiz isso.
Mas a verdade é que ninguém faz nada grandioso sozinho.
Então eu decidi me unir a grandes especialistas em diferentes áreas, e junto criamos o Design Tank, a maior imersão e concurso de design do Brasil.
Uma imersão presencial, com 4 profissionais especialistas em 4 grandes pilares:
Eu, André Menin, falo sobre o Mercado;
Lorí Crízel ensina Neurociência e psicologia do consumidor;
Paulo Mezzomo aborda Gestão de negócios no mundo do design;
Jean Dallazem traz para a pauta os temas de Marketing e Vendas.
E essa não é uma imersão comum. É uma verdadeira experiência de vida…”
Durante a imersão, André Menin compartilha sua experiência no mercado de Design de Produto:
Os principais números que fazem o mercado de móveis ser um dos que mais cresce na economia;
Estratégias e ferramentas práticas de inovação, para você inovar todos os dias;
A visão empreendedora necessária para você criar o seu negócio de design de mobiliário e para entrar neste mercado, ou se você já está nele, para acelerar os seus resultados.
Além disso, ele conta algumas histórias de bastidores que não se contam abertamente por aí e que vão atalhar muitos caminhos nessa sua jornada.
Já o mentor Lorí Crízel fala sobre Neurociência aplicada ao design:
O que que faz os consumidores se apaixonarem por um design;
Como entender os diferentes tipos de pessoas para que você possa desenvolver produtos pensados para elas
Técnicas práticas de neurociência para que você possa aplicar no seu produto.
Se você quer se destacar, precisa fazer diferente. E entender a psicologia de consumo de acordo com o perfil das pessoas que vão comprar e utilizar o seu produto é fundamental para conseguir isso.
Quando Paulo Mezzomo entra em cena, ele fala sobre:
– Como modelar seu negócio para vender em larga escala;
– Como se aproximar de indústria e lojas para garantir a produção e venda de sua obra assinada;
– Modelos de contratos e formas de cobrar pelo seu design;
– Como criar um discurso de vendas e negociar com empresários;
Enfim, o aluno recebe muito conteúdo prático para entrar com o pé direito nesse mercado.
Após isso, Jean Dallazem mostra como Vender, sem vender!
Provavelmente, na parte criativa de produzir um objeto de design, você é muito capaz, então Jean ajuda os alunos a mostrar isso para o mundo e vender da melhor forma possível.
Ele compartilha técnicas e ferramentas de vendas e marketing para você divulgar seu produto e se posicionar como um parceiro das indústrias.
Ele trata dos seguintes assuntos:
- Funil de vendas
- Os 4 passos de uma jornada de compra
- Como tirar fotos dos produtos para atrair mais clientes
- Gatilhos mentais e estratégias de vendas
- Canais de vendas
Depois de 2 dias inteiros de muito conteúdo, chegou o momento de colocar tudo em prática.
Essa é a grande diferença do Design Tank.
No terceiro dia há dois momentos: O Momento de desenhar e o Momento Mentoria.
Durante todo o dia os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos nos 2 primeiros dias e desenvolvem o design de um móvel que possa fazer parte dos lares de um número gigante de pessoas.
Além disso, cada um dos participantes passa por uma mentoria com os 4 mentores tratando especificamente sobre o seu produto e recebendo orientações para preparar o seu pitch de vendas, que é a apresentação que a pessoa fará no dia seguinte.
E no quarto e último dia do evento acontece o grande concurso de Design:
Os participantes apresentam seu produto e são avaliados por grandes nomes do mercado (empresários do setor de móveis, casa e decoração).
É uma espécie de Shark Tank do Design!
Os designers têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos para empreendedores do segmento escolhidos a dedo, ganhar dicas diretamente do campo de batalha e quem sabe podem até fechar um contrato, caso eles gostem da sua concepção.
O Design Tank simula a vida real de um designer que precisa desenvolver e apresentar seus produtos no mercado.
Então, independentemente de você ficar em primeiro ou não na competição, você vai pra casa com uma grande bagagem de conhecimento, preparo, boas histórias pra contar, além de ter acesso a todas as ferramentas e playbooks para que possa entrar nesse mercado realmente preparado.
Outra coisa incrível do Design Tank é a oportunidade de networking que você vai ter. São quatro dias junto com diversos profissionais de ponta, podendo alavancar parcerias e gerar negócios.
É realmente uma oportunidade singular.
Fotografo: Grégory Borges