Duas jovens mulheres à frente de uma charcutaria centenária

A marca também foi pioneira em empregar mulheres, vistas como mais criteriosas e cuidadosas. Hoje, elas respondem pela maioria na empresa

Imagem: Jeferson Soldi

A Aida Alimentos, charcutaria que completou 100 anos em 2022, avança pelo Rio Grande do Sul e Brasil sob o comando de duas jovens mulheres, Janaína e Mariana Gasperin. O protagonismo feminino à frente desse tipo de negócio é raro de encontrar, já que ainda é dominado pelos homens. E elas afirmam que os desafios por serem mulheres e estarem na operação são diários, como conciliar a rotina com a família, liderar homens e criar relações comerciais em que haja respeito.

Na mesa dos gaúchos desde 1922, é de longa data que o empreendimento valoriza o trabalho feminino. Antes mesmo de ser administrada pelas irmãs, a empresa, com sede em Bento Gonçalves, foi pioneira em empregar mulheres, vistas como mais criteriosas e cuidadosas neste trabalho que exige sensibilidade e cuidado com os detalhes. Hoje, elas respondem por 73% dos colaboradores, muitas em cargos de chefia.

Envolvidas nas operações da Aida desde o final dos anos 1990, as irmãs garantem o toque empreendedor delicado aos negócios, por meio da elegância nas novas embalagens, no refinamento da linha com as experiências de viagens, além do investimento em marketing e participação em eventos. A visão arrojada das empresárias possibilitou tirar do papel outro projeto, em 2022, o Aida Esperienza. Com sede em uma cidade que tem vocação por bem receber, a novidade coloca na mesa até 11 produtos da família para serem degustados numa experiência que acontece no longevo prédio e que pode ser levada para qualquer outro ambiente, seja vinícola, hotel ou restaurante.

Em 2023, a marca desembarca em Santa Catarina e no Paraná (Família Scopel e Talhesres Gastronomia, em Curitiba; e Supermercados Palmeira, em Palmeira), primeira experiência com atuação comercial fora das terras gaúchas. E elas querem mais: conquistar o paladar dos brasileiros pelos quatro cantos do País. A meta é duplicar a produção anual de 240 toneladas até 2024. Apesar dos planos ambiciosos, elas sabem que para cada etapa é preciso segurança e responsabilidade. “Começamos por Santa Catarina por ser nosso estado vizinho, o que simplifica a logística, mas a intenção é ir, aos poucos, firmando parcerias comerciais com empresas de outros estados”, destacam.

Mariana, diretora comercial, e Janaína, diretora administrativa, são a quarta geração da Família Gasperin no comando da Aida Alimentos. Do fundador, Ernesto Bortolo Gasperin, e sua esposa Rita Dalla Chiesa Gasperin, passou pelo comando de Mário Antônio Gasperin, em seguida pelo mestre da charcutaria e pai das jovens empreendedoras, Mauro Francisco Gasperin. “Não é a empresa da família, é a família. Temos vários objetivos para atingir que exigirão cada vez mais de nós, incluindo o grande desafio que essa é a nossa geração, de mulheres, e eu diria que é uma inovação, pois é único na história da família” observa Janaína.

O orgulho de liderar a companhia, o amor e a vocação de preservar a história familiar na fabricação de derivados de suínos pode ser confirmada ao vê-las entrar diariamente no prédio centenário. “Crescemos dentro da empresa. Os encontros de família, para tomar sopa de canederli, eram aqui. Brincávamos no varejo que existia e nas férias vínhamos ajudar a atender telefone. Nossa vida é aqui”, lembra Mariana.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue