Economia e tecnologia | Por Vinícius Piva, Diretor de gestão e inovação do CIC-BG

Em um momento em que as vendas pelainternet são cada vez maiores e mais importantes para a sobrevivência depequenos, médios e grandes negócios, é preciso ter uma atenção ainda maior comas informações e dados que são gerados por este setor. Portanto, como épossível construir sua estratégia digital com mais confiança neste cenário?

Este artigo é um resumo do relatório anualda Are we Social e HootSuite: BRASIL DIGITAL2021, com dados, tendências einsights de como as pessoas usam a internet, as mídias sociais e o e-commerce.Com ele, é possível rastrear o comportamento do consumidor digital no Brasil eapresentar uma análise completa, escalável e com recursos replicáveis sobre oassunto.

Os aspectos a seguir trazem dados einformações que auxiliam você a definir melhor sua estratégia no momento daescolha do público-alvo, como comunicar seu produto ou serviço e qual o melhormeio de fazer isso.

 

O Brasil em dados

Estima-se que dos cerca de 213 milhões dehabitantes do país, 205 milhões utilizam dispositivo móvel, sendo 160 milhõesdeles com acesso à internet e, desses, 150 milhões fazendo uso ativo das mídiassociais. Ou seja, mais de 70% da população está conectada à internet de algumaforma e interagindo nas mídias sociais.

De janeiro de 2020 para janeiro de 2021,embora o uso de dispositivo móvel tenha recuado 1,3% diante de um aumentopopulacional de 0,7%, o uso da internet cresceu 6,4% e o da interação com as redessociais, 7,1%. Isso significa um acréscimo de mais de 9,6 milhões de usuários,o que mostra a importância de estar presente no universo digital.

O levantamento foi realizado entre apopulação cuja faixa etária variava de 16 a 64 anos, ou seja, 145,5 milhões demoradores ou 68,2% da população nacional. Desses, 98,5% possuem smartphone,enquanto apenas 8,6% têm celulares comuns. Outros dados mostram que 71,6% têmlaptop ou desktop; 33,3% possuem jogos de console; 32,6% têm tablet; e 27% têmTV ou streaming.Além disso, o relatório apontou que há 5,5% de laresinteligentes, e 18,1% das pessoas têm relógios inteligentes, enquanto 3,9%possuem dispositivos de realidade virtual. Os dados revelam que a TV estáperdendo telespectadores e os jogos de console estão ganhando força.

E quando falamos em tempo diário na mídia,seguem outros dados interessantes. Cada pessoa usa a internet durante 10 horase oito minutos por dia, enquanto assistem à televisão por quatro horas e doisminutos durante cada 24 horas. Outras três horas e 42 minutos representam otempo que as pessoas utilizam as mídias sociais. Também, costumam ler aimprensa online e física por três horas e 13 minutos e ouvir música nosserviços de streaming por uma hora e 52 minutos. O tempo ouvindo rádio e podcasté de 57 minutos e 51 minutos, respectivamente, enquanto os games de consolo sãojogados por uma hora e 17 minutos.

 

Uso da internet

Uma visão dos principais indicadores douso de internet são os chamados “shareofweb”, um mecanismo que analisa o tráfegopor dispositivo. Os números indicam 51% para telefones móveis, 48,1% paralaptops e desktops e apenas 0,8% para tablets e 0,14% para outros dispositivos.É interessante, também, observar como a forma de pesquisar informações na webvem mudando. Em 99,5% dos casos, o público entre 16 e 64 anos faz suaspesquisas online de modo convencional, mas essas buscas aparecem em 40,2% dasvezes através de comando de voz. As mídias sociais aparecem como fontes depesquisa de marca para 61,6% desse público. Esses dados exemplificam comoexiste uma grande necessidade de usar todas as formas de informação ao colocarum produto na internet.

O “sharofweb” também mostrou como essaparcela da população consome cada tipo de conteúdo. Vídeos online respondem por98,8%, ouvir música por streaming soma 78,5% e escutar rádio chega a 45%,enquanto blogs com vídeo alcançam 44,7% e os podcast 44,4%. Como comentado notópico anterior, existe uma grande necessidade de estar ativo em todos os meiosde comunicação, sendo os vídeos com o principal foco, mas não podemos esquecerdo áudio também.

 

Uso de mídias sociais

Para os departamentos de marketing dasempresas, é importante identificar como atingir o público certo por meio deanúncios nas mídias sociais. A faixa etária que mais faz uso desses canais é acompreendida entre os jovens-adultos de 18 a 44 anos. Do total, 28,3% dosusuários têm entre 25 e 34 anos. Jovens entre 18 e 24 ocupam o segundo posto,com 21%, logo seguidos por adultos entre 35 e 44 anos, com 20,4%.

Também fazem uso das mídias sociaispessoas entre 45 a 54 anos, com 12,6% de participação. Já o público formado poradultos entre 55 a 64 anos respondem por 7,6%, enquanto os adolescentes entre13 e 17 anos formam 5,6% e os de 65 anos ou mais 4,3%.

Do público de 16 a 64 anos, 99,9%visitaram, utilizaram uma rede social ou usaram um serviço de mensagem noúltimo mês e 90,8% são engajados ativamente ou contribuem nas mídias sociais. Otempo médio diário em que permanecem nesses canais é de três horas e 42minutos, sendo que 59% as utilizam para fins de trabalho. O número médio decontas nas mídias sociais é de 9,8 contas por usuário.

 

Uso de E-commerce

Um dos meios que mais cresceu nos últimosanos, o e-commerce se tornou um dos principais canais de vendas de produtos eserviços. Alguns dados e informações em relação a esse formato. Da populaçãomaior de 15 anos que tem ou utiliza produto ou serviço financeiro, 70% têmconta em instituição financeira, 27% têm cartão de crédito e 17,6% faz comprasou paga contas online.

Dos usuários de internet entre 16 e 64anos, 91,4% fizeram pesquisas online para comprar, 94,2% visitaram lojasonline, 79,4% utilizaram aplicativo de compra e 76% compraram um produtoonline. Neste último item, o público de 35 a 44 anos é o que mais compra, com81,2%. Vêm na sequência a fatia de 25 a 34 anos, com 77,1%, e, praticamenteempatados, adultos de 45 a 54 anos, com 74,4%, e jovens entre 16 e 24 anos, com74,2%. Finalizando a lista estão as pessoas entre 55 e 64 anos, com 66,3%.

O montante total de gastos nas categoriasfoi de R$ 15,97 bilhões em viagens, mobilidade e hotelaria (-40%); R$ 5,66bilhões em eletrônicos e mídia física; R$ 4,5 bilhões em moda e beleza (+24%);R$ 4,09 bilhões em brinquedos e hobbies (+21,2%); R$ 3,53 bilhões em mobília eaparelhos (+23,9%); e R$ 3,43 bilhões em comida e cuidados pessoais (+27,1%).Também aparecem R$ 1,2 bilhão em jogos de vídeo game (+32,7%) e R$ 448,6milhões em música digital (+39%).

A seguir, vamos ver alguns dados sobrebens de consumo. O número de pessoas comprando mercadorias online é de 105milhões e elas foram responsáveis por um consumo de US$ 21,22 bilhões – umcrescimento de 23% –, gastando em média US$ 202 por compra.

Além disso, 105 milhões de pessoas fazemoperações de pagamento digital, movimentando US$ 58,05 bilhões – aumento de19,3% com valor médio de operações anuais de US$ 553. Um dos aspectos que maiscresceram foram as entregas de alimentos. Ao todo, 40 milhões de pessoas usaramserviços de entrega online, um incremento de 33,5%. Isso significou ummovimento de US$ 3,30 bilhões, com cada pessoa gastando em média US$ 82.

 

Marketing Digital

É por meio dos anúncios da web que osusuários da internet ficam sabendo de novas marcas ou produtos em 45,5% doscasos. Outras fontes que aparecem são anúncios de televisão (40,7%), motores depesquisa como Google (40,5%), websites de marcas e produtos (40,1%), anúnciosde mídia social (40%), recomendações ou comentários nas mídias sociais (37,9%),recomendações boca a boca (37,3%), comparação de produtos em website (34,5%) eprogramas de TV ou filmes (30,5%).

Os gastos com publicidade digital porformato de anúncio atingiram US$ 5,17 bilhões, um crescimento de 0,7% de 2019para 2020. O formato mais utilizado foi de pesquisar anúncios digitais, com US$2,36 bilhões (-2,4%), seguido por anúncios de mídia social, com US$ 1,27 bilhão(3,8%). Na sequência aparecem anúncios digitais em banners, com US$ 572,1milhões (4,3%) anúncios digitais em vídeo, com US$ 455,3 milhões (7,2%); eanúncios em classificados digitais, com US$ 344,5 milhões (-4,2%).

Fazendo um apanhado geral de ideias,informações e dados, existe um novo cenário, que foi acelerado e muito porcausa da pandemia. Isso traz uma variedade enorme de possibilidades paraempresas, comércio e marcas em geral. Com essa análise, conclui-se que essasoportunidades estão cada vez mais claras na internet, nas mídias sociais, noe-commerce ou no marketing digital.

Todo canal de venda, de interação com oconsumidor, é importante e precisa ser analisado com calma. Com as informaçõesacima, podemos apontar alguns caminhos que irão ajudar na hora de definir amelhor estratégia, a interagir com o seu público de uma forma mais adequada e atrazer resultados ainda maiores para seu negócio, lembrando sempre que a tecnologiaveio para melhorar o seu ramo de atuação.

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