Estamos em crise | Um novo olhar por Melissa Poletto

O que está acontecendo com o MUNDO?

As idas ao mercado e aos postos de combustíveis parecem delatar que a situação econômica está beirando um colapso.

No mercado de trabalho, recebi inúmeras queixas sobre não conseguir pessoas para trabalhar, sendo que as oportunidades são para todos os níveis. Juntamente desta queixa, chega a questão de capacitação baixa. Ao que tudo indica, o mundo de capacitações on line está gerando um menor envolvimento. São câmeras desligadas, microfones mutados e os professores sem saber o que fazer para gerar engajamento. Este cenário tem se mostrado de forma clara na percepção do mercado empregador.

Não me recordo de ter vivido uma situação tão latente de crise. Tanto pelo ponto de vista do custo de vida, quanto da escassez de pessoas. Em contrapartida, percebo neste mundo pós pandêmico novas realidades que podem trazer mudanças ao nosso dia a dia. Como exemplo, cito o surgimento de 3.9 milhões de novos empreendedores em 2021, o que, em comparação a 2020, representa um crescimento de 19,8%, já em relação a 2018, a expansão chega a 53,9%. Esses dados foram retirados do site da Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-02/quase-4-milhoes-de-novos-negocios-foram-abertos-em-2021#:~:text=Em%202021%2C%20mais%20de%203,chega%20a%2053%2C9%25.

Isto é um novo cenário para o qual, sinceramente, não sei se as empresas estão preparadas. Não sei se estão prontas para trocar parte de sua mão de obra CLT por um prestador terceirizado com empresa constituída. Bem como, não sabemos em que circunstâncias se deram estes novos negócios, quais as motivações, qual o preparo para entrar nesse mundo empreendedor, tendo nosso próprio governo como o principal vilão do desenvolvimento. É o tal do mundo incerto, conhecido como mundo VUCA, ou VICA em português – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Este mundo foi caracterizado em situações pós guerra e, no nosso caso, de pós pandemia, que nem temos a certeza que já é pós mesmo.

Eu, como uma otimista por natureza, acredito que a motivação veio de sonhos engavetados, da necessidade de complementar a renda familiar, da informalidade que chegou ao amadurecimento da formalização. Como empreendedora que sou, há lindos 19 anos, acredito neste mundo, mas sei que do outro lado estão empresas que necessitam de quadro de pessoas mínimo para operacionalizar seus negócios e que não vivemos somente de empreender.

Temos um cenário a se adaptar, onde se faz necessário recolher as velas, realinhar a rota, para posteriormente soltar as velas ao vento da maré. E, neste cenário, valerá o mais ágil e que conseguir realizar um planejamento para minimizar seus riscos. Ali, os corajosos terão larga vantagem, bem como aqueles que investem na educação do seu time para não colapsar junto com a situação VICA apresentada.

Sim, acredito que estamos em crise, entretanto, apesar dos cenários apresentados, há uma infinidade de novas oportunidades surgindo. E, para enxergar de forma clara, será necessário abrir seus olhos, enfrentar seus monstros internos e partir para a ação. O caminho só acontece enquanto caminhamos, não basta querer caminhar.

Que esta crise nos traga clareza de pensamento, humildade no reconhecimento das nossas limitações e a visão clara do quanto precisamos nos unir para trabalhar em sinergia com o que o novo mundo requer.

Assim como o cenário econômico, as pessoas estão em transformação. Conheço muitas pessoas que trocaram de carreira, abandonaram a velha forma de viver para se dedicarem a uma nova forma, em que há mais espaço para seguir seus sonhos e abrir mão ficou mais leve, pois começaram a perceber que ter não é tudo, mas que ser é essencial.

Que possamos enxergar com bons olhos esta CRISE e que tenhamos sabedoria para extrair o que de melhor nos é apresentado diante do cenário desfavorável. Como a sabedoria popular já nos apresentava: Mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue