Solenidade de certificação ocorreu no restaurante Dolce Italia, no Vale dos Vinhedos
Cada vez mais desafiados pelas constantes mudanças dos novos tempos, executivos e empresários precisam acompanhar a velocidade das transformações para manterem seus negócios competitivos no mercado. Num cenário como esse, formações de curta duração e com conteúdo de alto impacto como as do Executive Program oportunizam inovação a partir de uma gestão avançada.
Onze alunos-empresários comemoraram, no dia 10 de agosto, no restaurante Dolce Itália, na vínicola Cave do Sol, mais do que o certificado da quinta edição da formação realizada em parceria entre a UCS Bento e Fabíola Saretta Transformação Organizacional, sendo a segunda turma no campus. Celebraram, também, a aquisição de conhecimento transformador. “Esse é um curso produtivo e decisivo na mudança de perspectiva, na forma de enxergar o mundo, de alimentar as ideias. Percebemos que, mesmo sendo um programa curto, ele é muito bem aproveitado, porque tem a questão de como usar melhor o tempo, que resultados ele pode proporcionar. Não temos uma receita pronta, mas certamente podemos desenvolver as nossas receitas, e não tenho dúvidas que esse programa contribuiu muito para isso”, disse o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.
Em formato imersivo, o programa conta com nove módulos de 12 horas, sob regência de professores convidados do Brasil e do Exterior. Estruturado em três vértices – Pessoas, Clientes e Resultados e Processos e Inovação –, aborda os temas autoconhecimento; cultura e transformação; liderança evolutiva; governança, sucessão e talentos; cenários econômicos e tendências; estratégia e planejamento; mercado e clientes; produtividade e gestão lean; e inovação e futuro. “O programa já nasceu com um propósito diferenciado, de contribuir de forma efetiva com o empresário e com os negócios. A gente quer que, depois desses encontros, o empresário tenha a sensação de ter agregado valor ao seu negócio. Acreditamos muito no conceito do programa e também em sua aplicação, por isso ele é um espaço para discussões profundas. O grupo forma um grande vínculo e se permite falar sobre temas relevantes para o negócio, trazendo resultados para ele”, disse Fabíola Saretta, coordenadora técnica.
Representando a turma, a aluna Anaíse Chaves disse que as matérias abordadas durante os encontros foram muito bem pensadas, trazendo elucidações para entender os cenários atuais do Brasil e do mundo. “Investimos nosso tempo para trocar conversas produtivas e experiências. Percebemos o quanto temos de oportunidade para melhorar ainda mais os nossos negócios e processos, engajar pessoas e conectar nossas empresas ao mundo globalizado, mantendo-as atualizadas frente às novas tendências mundiais e às demandas de nossos clientes”, comentou.
O colega Isaías Fante destacou o relacionamento do grupo e o perfil dos participantes, enaltecendo a condução das conversas orquestradas pelo time de professores conceituados. “Houve uma troca de informação muito rica, os debates fugiram de temas tradicionais e entraram em temas que muito engrandeceram nossa vivência. Os professores que conduziram o curso agregaram muito, fazendo com que o grupo crescesse, assim como as dinâmicas. Sem dúvida, a qualificação do curso subiu a régua”, elogiou.
Antes de receberem seus certificados, os alunos tiveram mais uma sessão de conteúdo, proferida pelo filósofo Gilmar Marcílio. Na conversa, ele abordou a temática da felicidade como um negócio, a partir do legado de filósofos, poetas e escritores. A noite festiva foi encerrada com um jantar, no formato de sequência gastronômica, no Dolce Italia, restaurante vinculado à Escola de Gastronomia da UCS.
As inscrições para a nova turma do Executiva Program em Bento Gonçalves já estão abertas e os interessados podem contatar o setor de Educação Corporativa pelo fone (54) 99272-3998 ou e-mail sstenzel@ucs.br. As atividades ocorrerão predominantemente no Ristorante Dolce Italia.