Por Beatriz Peruffo | Palestrante e Mentora de Oratória e Liderança para Mulheres | beatrizperuffo@gmail.com
Com grande satisfação, apresentamos a convidada desta edição, a jornalista, Produtora Cultural e Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bento Gonçalves, uma mulher multipotencial, com vocês:
DANIELA SANDRIN COPAT
“Quanto mais desafios, mais longe vou. Acredito que, sim, as pessoas emanam energias negativas quando compartilhamos nossos objetivos ou nossas conquistas, mas acredito ainda mais que o Universo e a nossa mente enviam muito mais energia positiva para que os sonhos se tornem realidade e as ações se concretizem. Sou aquela pessoa que fala sozinha em casa, no carro, na rua (e muitas vezes com o marido e o filho, pois a audição deles é seletiva). Conheci meu marido em 1994, e estou casada com o Leonardo Copat Júnior (minha paixão) há 22 anos. Sou mãe do Gabriel Sandrin Copat, 20 anos (amo esse guri). Compartilhamos o nosso apartamento com dois cachorros e muitos amigos para brindar a vida!
Multiplicidade, em seu amplo conceito. Creio que é o que me resume, principalmente na área profissional. Tá, nas outras áreas também. Sou formada em Ciências Econômicas (baita curso, recomendo), possuo pós-graduação em Marketing Estratégico, em Gestão Empresarial e agora estou em andamento com o de Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado. No currículo diversos cursos na área de elaboração de projetos e captação. Cultura é uma área que não tem como não se apaixonar. E é tão necessária em nossa vida! É muito amplo para se abordar, mas vital para qualquer cidade evoluir. Cultura, a arte do ser, saber e fazer, gerando pertencimento, transformando vidas, unindo passado e presente para construir um futuro. E hoje é esse o meu norte, o meu mantra. Atuando como Produtora Cultural, depois de três décadas dedicadas à comunicação, encontrei na vida real a realização que muitas vezes nossa imaginação busca em Nárnia. Sim, ter bom humor salva vidas. No meu dia a dia acrescento o olhar crítico e observador, ser exigente e diplomática, mas sempre com sorriso (mesmo que desconfiado por vezes) para que as pessoas também reajam com esse gesto tão simples e cada vez mais apagado dos rostos.
Estou Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bento Gonçalves, Vice-Presidente da Associação Atlanthica, síndica do condomínio onde moro pelo terceiro mandato e sou proprietária da Prospketo Consultoria & Projetos. Trabalho com Elaboração de Projetos Culturais para editais públicos e privados, Leis de Incentivo (LIC e Rouanet) e Fundos Municipais. Consultoria na área de produção e gestão cultural para setor privado e público, captação de recursos e economia criativa. Atuo com parceiros de diversas áreas, como historiadores, arquitetos, museóloga, editores, design gráfico, captadores, estúdios de vídeos e áudios, enfim, profissionais que integram os projetos e são de competência exemplar. Procuro participar de grupos que fazem o bem, seja da causa animal, aos moradores de rua, aos doentes, enfim, a quem precisa.
Uma das experiências mais marcantes foi trabalhar em uma agência de notícias quando morei em Brasília e participei da cobertura da primeira eleição direta, em 1989, sem celular, sem internet e com muita disposição para correr de um lado para outro para dar a notícia ao vivo para as rádios Guaíba e São Francisco que era correspondente na época no Rio Grande do Sul. Muita história de bastidores para contar.
Na vida tem muitos que puxam o tapete para prejudicar os outros, mas logo ali acabam sendo enrolados e engolidos pelo mesmo tapete. Se ganha pela competência, e não pela maldade, pois essas conquistas serão temporárias se não souber fazer e evoluir. Tem que acreditar no que se quer e trabalhar para que se torne realidade!”