Organização projeta aumentar número de associados acima dos 10% neste ano

As relações institucionais protagonizadas pela Federação Varejista do RS compõem um braço de atuação essencial para a construção das propostas que vão alavancar a atuação dos associados e também de outras entidades parceiras. Esse trabalho de aproximação será novamente, em 2025, uma das ferramentas para a organização estreitar laços de modo a auxiliar o crescimento do varejo a partir da compreensão das diferentes necessidades que cada região do Estado tem.
A estratégia de estar ao lado do associado é uma prerrogativa que acompanha a Federação desde a época em que as articulações para sua criação surgiram, em 2017. Desde então, a cada ano, mais de 120 municípios são visitados, fazendo do diálogo a ferramenta que alimenta as políticas desenvolvidas pela Federação na representatividade do setor e em seu crescimento. “Com as viagens, entendemos que o Estado tem várias realidades diferentes, e isso de acordo com cada região, incluindo também cidades. A partir disso, resolvemos ir ao encontro das entidades com mais frequência para ouvir delas a realidade, para que possamos atendê-las em suas necessidades, de acordo com a realidade da sua cidade, da sua CDL, da sua região”, comenta o presidente da Federação, Ivonei Pioner.
Para 2025, a ideia é transformar as viagens em encontros regionais. Com isso, a Federação espera reunir as forças associativas desses lugares para atuarem com ainda mais ímpeto nas pautas de cada microrregião. “Nós temos nossos agentes distritais, que representam grupos de entidades. Nosso movimento vai ser para conectar CDLs, ACIs e outros organismos para que elas tenham, também, propósitos em comum como região”, anuncia Pioner.

Assim, a Federação abarca cada filiada em sua representatividade diante das esferas do poder, ao mesmo tempo em que oferece produtos e serviços capazes de ampliar a competitividade dos negócios. Uma delas é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), representado no Estado com exclusividade pela Federação. “Para você fazer uma consulta completa de concessão de crédito, no mínimo você teria que consultar o birô concorrente mais o Serasa, e nossa solução já inclui o Serasa, e isso leva muita vantagem financeira para as entidades e para as cidades”, observa. Para Pioner, questões como essas ajudam a evidenciar a percepção de valor em estar associado a uma associação. Esse, aliás, também é um dos objetivos da Federação. “Muitas empresas não percebem a importância de estar associado a uma entidade porque estão distantes. Estando próximos, mostramos com a questão do presencial é um diferencial, como vimos na NRF. Além de levar tudo o que a gente faz, eles vão ter uma experiência de cliente, como fornecedores deles, e ver a importância dessa relação”, diz, fazendo referência ao maior evento varejista do mundo, realizado em janeiro, em Nova York.
Nesse sentido, a Federação também quer fomentar a profissionalização das organizações. “Hoje em dia, mais do que nunca, elas precisam ser profissionalizadas nas suas entregas e nas pessoas que estão à frente dela também. Não existe mais a possibilidade de ser amador no varejo, e a inteligência artificial está aí para ajudar na gestão, não há como fugir disso”, diz Pioner, comentando também a qualificação proporcionada pela plataforma online de qualificação CDL Academy nesse propósito. “É um grande canal de conexão e de formação que nós temos, uma forma de gerar relacionamento também, ou seja, geramos no digital e vamos para o presencial”, relata. “A CDL Academy é fundamental como porta de entrada para entender o que é a entidade que você está e o movimento que você está”.
Assim, a Federação pretende continuar seu caminho de crescimento. Nos últimos dois anos, suas ações e a filosofia de trabalho, sempre pautado no diálogo, fez com ela crescesse 15% em número de associados. As CDLs associadas à Federação, única a representar o Rio Grande do Sul no movimento lojista capitaneado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), tiveram um aumento de 30% no desempenho, a partir de ações e melhorias de processo oportunizadas pela entidade. “Nossa perspectiva para 2025 é crescer acima de 10%”, projeta Pioner, que com suas andanças já superou os 100 mil quilômetros rodados pelo Estado