O cérebro humano percebe as formas de diferentes maneiras. Uma das teorias que estudou a captação das diferentes formas pelo cérebro foi a Gestalt. Mas afinal o que é Gestalt? É uma teoria da psicologia alemã que estabeleceu oito princípios de percepção visual. O nome Gestalt significa forma e figura. Os oito princípios são: proximidade, continuidade, pregnância, fechamento, unidade, unificação, semelhança e segregação.
Mas afinal como se aplica? Quando visualizamos um carro enxergamos o todo. Na sequência é que o cérebro começa a observar as partes: rodas, vidros, portas, bancos, direção e outros. Para que a maioria das pessoas (segundo a Gestalt) se agradarem com um objeto, é necessário que as diferentes partes de que ele é composto tenham algum dos oito princípios.
Dentro da Gestalt, a lei da continuidade traz consigo a ramificação do arredondamento. As formas arredondadas são ligadas ao corpo feminino, por isso a maioria das mulheres gostam desta tipologia, a prova está na grande produção de frascos de perfumes com formas arredondadas para o público feminino e das linhas retas para o público masculino.
É possível que nem todas as pessoas concordem com esta abordagem, no entanto a maioria das pessoas (em especial os ocidentais) tem preferência e adquire produtos com estas formas.
Na arquitetura as formas arredondadas estão sendo utilizadas em móveis soltos, por outro lado, a manufatura de móveis como armários tem seguido uma linha de produção e design mais retilínea. No entanto, os arredondados são muito ergonômicos e necessários para o público infantil e idosos, pois evitam as quinas dos móveis retos.
Aliar estas duas formas também é trabalhar com harmonia vários princípios de Gestalt e agradar um maior número de usuários dos objetos e ambientes.
por Margit Arnold Fensterseifer