G.O.A.T., o vinho que nasceu para ser o mais valioso do Brasil

De amigos a sócios, enólogos reúnem três terroirs gaúchos num blend raro e secreto que é revelado somente para quem apresenta o certificado da garrafa

Toda vez que uma garrafa do G.O.A.T. Greatest of all Time – O maior de todos os tempos – é aberta, um segredo gerado pelas mãos do homem e da natureza é compartilhado. Assim se resume o projeto mais ousado da Foppa & Ambrosi, vinícola do Vale dos Vinhedos. Estamos falando de duas edições apenas: 2022 e 2024, que nasceram de safras que permitiram engarrafar uvas selecionadas de três terroirs gaúchos: Bento Gonçalves e Guaporé, da Serra Gaúcha, e Pinheiro Machado, da Serra do Sudeste. O resultado é um vinho único, com castas e um blend final que é um mistério revelado pelos sócios Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi somente aqueles que apresentam o certificado de detentor do GOAT na vinícola. Este vinho nasceu para ser o rótulo mais valioso do Brasil.

Os guris estão à frente da Foppa & Ambrosi há 7 anos. Nesta curta, porém madura trajetória, os jovens enólogos deram vida a este vinho, elevando o reconhecimento dos rótulos sul-americanos, com destaque para o Brasil. A escolha das uvas e dos terroirs foi meticulosa. Pinheiro Machado entrou na seleção por contribuir com taninos maduros, gerando estrutura e maciez ao vinho. Guaporé, por sua vez, oferece polifenóis que garantem longevidade e cor cativante. E Bento Gonçalves completa o blend com frescor e caráter frutado.

A minúcia na escolha das variedades de uvas seguiu no uso da madeira. As barricas usadas no amadurecimento vêm das renomadas tanoarias Nadalie, Seguin Moreau e Cadus, com predominância francesa para adicionar volume em boca, complexidade e taninos aveludados. Além disso, uma pequena parcela estagiou em carvalho americano para favorecer o perfil aromático. Parte do vinho final ficou em tanques de aço inox para agregar frescor e toques de frutas maduras ao corte. GOAT The Second está disponível no mercado com valor sugerido de R$ 1.000 a garrafa.

Um pouco de história

Tudo começou com quatro caixas de 15 quilos da uva Marselan, que logo se tornariam 45 garrafas de um vinho que até hoje segue sem nome, mas que para eles se tornou o grande marco de suas vidas. A Safra era 2017. Eles tinham apenas 21 anos. Empolgados com a experiência, resolveram ir um pouco além, debruçando-se no que viria a ser um negócio. E a produção comercial nasceu com 300 garrafas de um Cabernet Sauvignon 2017 batizado com a marca Tra Nodo. Em seis anos, a vinícola chega a mais de 30 rótulos autorais Super Premium e prevê um incremento de 20% até o final de 2024. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, hoje com 28 anos, nem imaginavam a grande transformação que estava por vir com a jovem Vinícola Foppa & Ambrosi, tornando-se a primeira vinícola brasileira a fazer vinhos no Napa Valley, na Califórnia, em 2021.

Com um conceito de descentralização de terroir, a vinícola compra toda uva usada nos seus vinhos de viticultores instalados em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha. Hoje, a empresa mantém parcerias colaborativas para o maquinário que viabilizam todo processo. Quem visita a Foppa & Ambrosi encontra um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação e espaço para degustações e experiências enogastronômicas, podendo agendar almoços e jantares assinados por chefs. A proposta é valorizar a brasilidade nos seus aromas e sabores. O portfólio atual possui cinco espumantes, 19 vinhos tintos, seis brancos e um rosé, todos em pequenos lotes. O maior lote hoje é da linha Reserva – Cabernet, Marselan e Trebbiano, cada um com 6.000 garrafas cada.

Mesmo com poucos anos de experiência, Foppa e Ambrosi mostraram que estão maduros para o negócio. Avaliaram muito bem o cenário, na velocidade de quem não perde tempo para uma boa oportunidade, e, numa iniciativa histórica, criaram, em 2021, a versão americana da Foppa & Ambrosi nos Estados Unidos, com os sócios Alberto Mendoza e Miguel Cará. A produção é conduzida sempre sob orientação dos dois jovens enólogos brasileiros. A parte operacional ficou com Mendoza e a parte corporativa com Cará. Agora, Foppa e Ambrosi dividem a rotina entre as safras no Brasil e na Califórnia. Além da filial no Napa Valley, a Foppa & Ambrosi também possui uma unidade em São Paulo que serve de base para a distribuição própria e o atendimento aos clientes.

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