Revelado pelo alviverde de Bento Gonçalves, o atleta do clube atua como treinador assistente das seleções femininas de rugby sevens e de rugby XV.

O Farrapos Rugby Clube oficializou o nome de Guilherme Coghetto, atleta do alviverde, como o seu novo técnico para a sequência da temporada, o qual chega para ocupar o cargo deixado por Javier Cardozo. Com experiência internacional e conhecedor do clube, uma vez que foi revelado pelo time de Bento Gonçalves, Coghetto chega com a missão de dar continuidade aos bons resultados dentro de campo e de promover a evolução do Farrapos como entidade. Os experientes atletas Claudinei Wronski, mais conhecido como Pequeno, e Jonatan Gobatto, o Teco, vão compor o staff da equipe.
Atualmente, Coghetto exerce a função de treinador assistente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), atuando nas seleções femininas de rugby sevens, que está no Circuito Mundial de Rugby Sevens, a modalidade olímpica do rugby, e de rugby XV, que está na preparação para a Copa do Mundo, que será disputada na Inglaterra. O treinador atuará de forma concomitante como treinador do Farrapos neste período, comandando a equipe alviverde, inicialmente, de forma remota.
A trajetória de Coghetto no rugby
O novo treinador alviverde, natural de Farroupilha, chegou ao clube em 2010, a convite de Bolivar, membro da atual direção do clube. Na equipe principal do Farrapos, Coghetto logo se destacou e conquistou seu protagonismo no time, chamando a atenção da Seleção Brasileira. Em 2013, foi convocado pela primeira vez a vestir a camisa verde e amarela. Ao longo de 10 anos, alcançou o seu espaço na seleção, somando inúmeras convocações para diversas competições de nível mundial. Em 2023, se aposentou da seleção com o título do Sul-Americano de Rugby.
Coghetto ainda atua dentro das quatro linhas na equipe alviverde, porém, nos últimos anos, dedicou-se na carreira como treinador dentro da CBRu, conquistando um importante posto nas seleções femininas. Agora, ele também será o responsável por comandar um dos maiores clubes do rugby brasileiro.
“Meu sentimento é o melhor possível de poder ajudar um pouco mais o Farrapos. A minha expectativa é contribuir muito para o crescimento do clube, aproveitar o trabalho sensacional que a diretoria está fazendo e estar no mesmo nível deles. Em relação aos resultados dentro do campo, acredito que são consequência de um trabalho bem feito fora do campo. Nisso temos muitos desafios, remontar o grupo de jogadores do adulto, um grupo forte com uma cultura forte, resgatar os bons números no juvenil que tínhamos anos atrás e reaproximar a comunidade ao clube”, pondera Coghetto.
Ao seu lado, Coghetto terá no staff Claudinei Wronski, o Pequeno, o qual, inicialmente, comandará o clube na beira do gramado. e Jonatan Gobatto, o Teco, que também será o capitão do Farrapos. Na equipe juvenil, Matheus Rizzi estará à frente nos projetos de formação.

“Outro ponto bem animador é contar com o Pequeno e o Teco no staff técnico da equipe adulta e com Matheus Rizzi no staff do juvenil, são pessoas com ótimo potencial para serem grandes treinadores, além dos grandes jogadores que temos no time”, salienta o novo comandante alviverde.
O Farrapos entra em campo neste sábado (26), diante do Colonos, de Marau, às 15h, no Estádio da Montanha, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby. Na ocasião, Pequeno estará no comando do clube na beira do campo. O auxiliar de Coghetto, um dos atletas com maior número de temporadas no clube, desde 2008, exercia a função de treinador dos forwards nos últimos anos. Agora, passa a liderar a equipe neste período.
O Farrapos tem em seu calendário, além da disputa do Campeonato Gaúcho de Rugby XV, o Super 12 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV, o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens e o BR Sevens.
Serviço de jogo:
Farrapos x Colonos – 2ª rodada do Campeonato Gaúcho de Rugby
Data e horário: 26/04 – 15h
Local: Estádio da Montanha, Bento Gonçalves
Ingressos: 1 kg de alimento não perecível