História , cultura e novas descobertas com o projeto ‘A Escola vai ao Piazza’

Alunos do terceiro ano da EMEF Professora Maria Borges Frota foram os primeiros a fazer uma viagem pelas memórias do município 

A Escola vai ao Piazza. Imagem: Conceitcom Brasil

Unir história, cultura e novas descobertas é sempre uma experiência enriquecedora aos jovens estudantes. Quando essa vivência é complementada com passeio e personagens especiais fica ainda mais divertido.

E os alunos do terceiro ano da EMEF Professora Maria Borges Frota foram os primeiros a participar do projeto ‘A Escola vai ao Piazza’. Nesta quarta-feira, 12 de abril, eles fizeram uma verdadeira viagem pelas memórias do município, por meio de uma visita guiada, conduzida por Leonta e Bento, contadores de histórias.

A realização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, envolvendo alunos de escolas públicas municipais e estaduais, além de particulares.

A turma de estudantes, acompanhados por professores, esteve no Piazza Salton, local em que a cidade nasceu e abrigou a vinícola centenária mais antiga em operação do Brasil. A intenção do projeto é valorizar esse patrimônio histórico e cultural, onde hoje está instalado o primeiro open mall de Bento Gonçalves, unindo a história do município com o incentivo à leitura.

É no mês de aniversário de um ano do empreendimento que se inicia o projeto e ele seguirá até novembro. Sempre as quartas-feiras, com exceção de feriados, o Piazza Salton estará de portas abertas para receber alunos da Educação Infantil e 3º ano do Ensino Fundamental.

A acolhida acontece em forma de uma visita guiada que leva os alunos a uma viagem pelo passado, significando e fortalecendo o conteúdo trabalhado em sala de aula em torno de uma linha do tempo da cidade.

São contextualizados a importância do local numa linguagem própria para a idade dos estudantes, a formação do povo no local e entorno, além da rotina da Vinícola Salton e de sua importância na economia local, e também na construção da imagem do vinho brasileiro.

Sempre no turno da tarde, das 14h às 17h, enquanto uma turma faz a visita guiada com o Bento, a outra participa de uma contação de histórias com a Leonta, fazendo relação com esses pontos históricos, além de trabalhar títulos pertinentes ao tema e que estão disponíveis na Livraria Santos. Após, é oferecido um lanche e na sequência as turmas invertem a experiência.

Paula Reginato, diretora que representa os empreendedores, ressalta que o projeto pretende mostrar aos estudantes que o Piazza Salton é muito mais do que um shopping, é repleto de valor histórico.

“O início dessa iniciativa no mês de aniversário de primeiro ano do shopping tem um significado todo especial e queremos verdadeiramente contribuir para valorizar e propagar a importância desse espaço, localizado no Centro Histórico, na quadra onde surgiu a vila que deu origem à Capital Brasileira do Vinho”, observa.

A escolas interessadas em participar podem entrar em contato pelo whatsApp (54) 9 9151.0006.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue