Pesquisar
Close this search box.

Líder de si por Marciele Scarton | Continuem amando, todos os dias

Dizem que a paixão é cega, que, inebriados neste estado, nãoenxergamos nada além da perfeição.

            Mas emrelacionamentos que duram mais de um verão ou um carnaval –  quem está nessa barco há de concordar –  esse sentimento vai se modificando e a gentepassa a AMAR.

            E o que é,exatamente, esse AMOR que faz casais permanecerem juntos por muito tempo,algumas vezes por uma vida toda?

            Esse amor éinteresse pelo outro, é importar-se, é a capacidade de se encantar, decontinuar admirando, verdadeiramente, o outro, mesmo quando nosso olhar setorna mais lúcido e a gente passa a enxergar o outro como ele é: com suasqualidades e também com suas imperfeições.

            O amor nospermite viver todo instante a empatia, porque naturalmente nos colocamos nolugar do par e procuramos compreendê-lo.  Só que o cotidiano torna difícil muitas vezeslidar com grandes e até mesmo com pequenas diferenças, é por isso que muitosrelacionamentos terminam. Quantas vezes ouvimos por aí ou quem sabe já falamos:“mas quando você me conheceu, eu eraexatamente assim e isso não te incomodava”. Os relacionamentos quepersistem passam por cima dessas diferenças, às vezes com humor, mas geralmentecom AMOR. Quando há amor, há interesse em entender o que se passa com o outro epor que ele age de tal forma. Há mais disposição para a tolerância e oentendimento do que para o embate ou para vencer ou ter a razão na discussão.

            O presentemais lindo que pode haver entre um casal é o conhecimento e a aceitação acercado outro. Do outro que, possivelmente, é diferente da gente, sim, afinal comodizem por aí, muitas vezes, “são os opostos que se atraem”. Isso não quer dizerque devemos compactuar com aquilo que o outro faz e que fere o nosso modo deser. Quer dizer que temos de procurar entender o que se passa e, se dentro denossa concepção o par deva ser ou fazer diferente em algum aspecto, termos odiscernimento, a paciência de evidenciar isso a ele com amorosidade e de formaconstrutiva, não como uma exigência para que ele mude e seja igual a gente.

            Amar écapacidade de fazer das diferenças algo construtivo e não caótico. O amorpersiste quando há o interesse em crescer, em evoluir juntos e, sobretudo,quando cada um se esforça para ser melhor para o outro, em vez de cobrar que ooutro seja o avesso do que é em sua essência.

            Nósinvestimos bastante em sermos melhores profissionais, mas pouco investimos emsermos melhores para nós mesmos e para os que nos cercam no âmbito pessoal. Cadaum de nós tem um perfil único de comportamento. Nenhum é perfeito, porque o queé bom ou ruim, certo ou errado, é relativo para cada pessoa.

            Quandopresenteamos em datas especiais, como o Dia dos Namorados, damos chocolates,flores, roupas, acessórios, jantares, utensílios, viagens. E tudo isso édelicioso. Mas nada disso vai adiantar por muito tempo se não houver o empenho,o interesse e a escolha diária de continuar enxergando o que o outro tem demelhor.

            Continueamando… todos os dias!

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue