Pesquisar
Close this search box.

Marijane Paese faz história ao assumir presidência do CIC-BG

Marijane Paese – crédito Alessandro Manzoni

Empresária será a primeira mulher a comandar a centenária entidade na gestão 2022/2023

Na noite de 2 de dezembro, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) fará, mais uma vez, história: a empresária Marijane Paese será empossada como a primeira presidente mulher da secular entidade. Seu nome foi referendado no dia 25 de novembro, quando associados aprovaram, em assembleia, a indicação do presidente do CIC-BG, Rogério Capoani, para o cargo.

O movimento na entidade representa um gesto carregado de simbolismo para todas as mulheres. E Marijane quer fazer disso um fator inspiracional, sempre tendo o trabalho como termômetro do desenvolvimento da realização pessoal e profissional. “Que seja um incentivo para mais lideranças femininas e que elas entendam que é possível. Vejo que o diferencial precisa ser o foco no trabalho executado e a conquista das oportunidades com igualdade”, diz a próxima presidente do CIC-BG, cujo mandato terá como vigência o biênio 2022-2023.

Ser a primeira mulher à frente de uma instituição de 107 anos, dirigida em toda sua história por homens, é, sim, um desafio. Mas Marijane não os teme. “Penso que este foi o principal motivo de eu ter aceitado, não fujo de desafios. Estou aceitando encarrar este novo projeto de vida com o intuído de poder ser útil à sociedade e auxilar as empresas”, conta. A forma de condução do convite também foi muito especial. “O apoio e o incentivo do presidente Rogério foram fundamentais para minha tomada de decisão. Acredito que será uma experiência que vai agregar muito conhecimento para mim”, analisa. 

E também para todos que estiverem na diretoria executiva – cujos componentes serão conhecidos na noite da solenidade de posse. Marijane enxerga os desafios, seja de que ordem forem, como de reponsabilidade coletiva, e não unicamente da figura da presidente. “Vamos buscar engajamento e dedicação de toda equipe para fazer o melhor. Quanto ao resultado, será uma consequência, e farei o possível para atender as expectativas”, comenta.

Aos 46 anos, a administradora da Paese Comércio de Ferragens assume o posto trazendo o respaldo de sua destacada atuação durante a pandemia. Vice-presidente do CIC-BG para Assuntos do Comércio, Marijane empregou sua formação acadêmica, em Matemática com ênfase em Estatística, para abastecer o Comitê Técnico Regional da Serra com informações estatísticas sobre a covid na região. Elas foram essenciais para ajudar a Serra, por exemplo, a reverter bandeiras restritivas para mais brandas, no então modelo de Distanciamento Controlado do governo. 

Vem da pandemia, também, um dos grandes aprendizados durante sua vivência na diretoria do CIC-BG. “Aprendi muito a importância do argumento técnico para agir nas incertezas”, conta. A pandemia, claro, também foi o principal desafio dessa trajetória. Com ela, veio o medo e a dificuldade de equilibrar as questões da saúde com a economia. Uma dificuldade que persiste. “Agora, é preciso planejar a retomada”, observa. 

Se ou trabalho na pandemia deu visibilidade a ela, foi o conjunto de sua biografia que a credenciou para o posto. Filha de agricultores, Marijane começou a vida profissional aos 12 anos. Trabalhou com turismo, na indústria – atuando na controladoria e em programação e controle de produção –, além de ter sido professora nos ensinos fundamental, médio e superior. Tem, também, vivência comunitária, desempenhou atividades em grupos de jovens e de escoteiros e em projetos esportivos. 

Seu tempo na diretoria do CIC-BG estrelou ainda mais o currículo, celebrando grandes conquistas da gestão de Capoani. Entre elas, a criação do movimento Unidos por Bento, que oportunizou a construção de 40 leitos emergenciais junto à UPA, o surgimento do consultório de atendimento à covid-19 e o Fórum do Comércio, juntamente com a CDL-BG e o Sindilojas. “Sempre tudo ocorreu com a capacidade rápida de ação do presidente Rogério”, elogia. 

À frente do CIC-BG, já sabe o que pretende fazer. “O principal será incentivar o empreendedorismo, buscar estratégias e atividades para que as empresas consigam melhorar seu desempenho, avaliar as necessidades das organizações da região e desenvolver junto com sua equipe novos projetos ligados ao desenvolvimento econômico das organizações e do município”, diz, reforçando, novamente, a importância da equipe para contemplar o trabalho. “A gestão é de grupo, a responsabilidade e o comprometimento, de toda diretoria”.

Quem é

Nome: Marijane Paese
Idade: 46 anos
Estado civil: casada com Deonir De Toni, mãe de Mariana, 18, e Lucas, 16
Naturalidade: Bento Gonçalves
Formação: Licenciatura Plena em Matemática e Física e Mestrado em Ênfase em Estatística

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue