Atividade de conscientização ocorreu em parceria com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves
Valorizando aquele que é seu principal patrimônio – o capital humano –, a Meber promoveu uma ação de conscientização para sua equipe de colaboradoras. Todas participaram do encontro com troca de informações e orientações sobre os cuidados com a saúde e, em especial, para prevenção ao câncer de mama, encerrando a programação alusiva ao Outubro Rosa na empresa.
Ministrado pelo clínico geral e geriatra André Moschetta e realizado em conjunto com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, o bate-papo colocou em pauta o tema “Estilo de Vida Saudável e Prevenção de Doenças”. Na palestra, Moschetta deu ênfase à necessidade de as pessoas manterem hábitos saudáveis para obter boa saúde e evitarem doenças, como o câncer, em seus mais diversos tipos. “É importante saber que 80% dos casos de doenças são consequência do estilo de vida que as pessoas levam”, revelou. Por isso, destacou hábitos saudáveis que precisam ser cultivados, entre eles o de dormir bem. “O sono é um fenômeno natural, poderoso e insubstituível. As pessoas devem dormir de sete a nove horas e devem cuidar para que tenham um sono reparador. Dormir mal prejudica a saúde porque o sono é um balizador da imunidade. E todos sabem que imunidade baixa é uma porta de entrada para a doença”, disse.
Evitar o estresse foi outra recomendação de Moschetta. “É preciso aprender a relaxar, perceber quando estamos estressados, e adaptarmos nosso estilo de vida com decisões inteligentes para evitar ou, pelo menos, aliviar o estresse”, ensinou. Outras atitudes como a prática de atividades físicas, a redução do consumo do álcool e cessação do tabagismo também foram indicadas pelo médico.
A analista financeira Suelen Rigotti, há quatro meses na Meber Metais, avaliou como importante a programação elaborada para marcar o Outubro Rosa na empresa. “Estas ações são relevantes porque, por mais que a gente saiba muito sobre prevenção, sempre é bom recordar e poder corrigir algum hábito errado. Fico feliz que a empresa tenha promovido estas atividades”, afirmou.
Da mesma opinião compartilham a técnica em segurança, Ayna Azevedo, e a técnica de enfermagem, Luciele Arce. As duas, juntamente com os setores de marketing e recursos humanos, foram responsáveis pela programação do Outubro Rosa dentro da Meber, que incluiu exames citopatológicos (exame de prevenção ao câncer do colo do útero) e também testes rápidos de DST (Doença sexualmente transmissível). Também foram produzidos e distribuídos informativos alertando para a doença e formas de prevenção. “É importante este tipo de ação porque serve de alerta e promove a conscientização”, disse Luciele.