Mês da Mulher: empreendedoras nos bastidores da realização de sonhos

Elas superaram diversos obstáculos e, atualmente, desfrutam de um desempenho notável em suas carreiras profissionais. Mesmo não estando no foco das câmeras, elas são as responsáveis por resolver os anseios e concretizar as conquistas de seus clientes. Por trás de toda a atenção dada às empresas que buscam a resolução através da contratação de seus serviços, estão estas mulheres, que superaram seus desafios e construíram seus empreendimentos. O resultado são os frutos de carreiras de sucesso, com destaque regional e nacional, de cada uma delas.

Não seria excesso de elogio valorizá-las, já que elas fazem parte da incrível marca de 51,2% de participação de mulheres no mundo da criação de negócios apenas no Brasil, segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor. Dados que vêm para somar a importância da representatividade e do trabalho de cada uma delas.

No país, as mulheres empreendem tanto quanto os homens e enfrentam barreiras adicionais. Tais obstáculos vão muito além do saber fazer um plano de negócio, e incluem crenças culturais sobre os deveres delas na sociedade. Vamos conhecer nesta reportagem mulheres incríveis que marcam o cenário empreendedor gaúcho e nacional em diversos âmbitos, seja pela tecnologia, ações de relacionamento ou eventos.

No Mês da Mulher vamos juntas conhecer as histórias de Lucinara Masiero, Jussara Brandelli e Vânia de Moura, três mulheres que iniciaram cedo suas carreiras profissionais, aceitaram o desafio de inovar-se frente as mudanças do mundo e hoje realizam um qualificado trabalho no mercado brasileiro.

Luciana Masiero. Imagem: Arquivo pessoal.

Criatividade, liderança e a responsabilidade com a informação

A comunicação sempre fez parte da vida de Lucinara Masiero, que cursou Jornalismo, na Universidade de Caxias do Sul e qualificou-se em MBA em Gestão de Eventos na Uninter. Com experiência e conhecimento o caminho sólido foi traçado levando-a a descobrir e superar os desafios da assessoria de imprensa no mercado de trabalho, atualmente, Lucinara é diretora da empresa Conceitocom Brasil e autora do projeto Press Trip. “Criar, apostar, acreditar, fazer e entregar. […] Para isso, é preciso conhecer, montar a estratégia perfeita e quais as ações necessárias para atingir as metas. A confiança no próprio trabalho vem do conhecimento e da ação (teoria e prática)”, destacou a empresária.

Com experiência de mais de duas décadas, a jornalista adaptou-se ao novo mundo das tecnologias e das redes sociais e “de lá para cá, as coisas foram mudando rapidamente e a informação se tornou cada vez mais instantânea”, para diferentes públicos, conforme os movimentos do mercado. “Hoje, mesclo os grupos de Press Trip com jornalistas, blogueiros e influenciadores de vários segmentos – vinho, gastronomia, economia, lifestyle, viagem, turismo, etc. -, somando 74 edições, com mais de mil profissionais dessas áreas, pois é preciso estar presente em todos os canais”, explanou a diretora.

Segundo ela, o caminho para o reconhecimento do trabalho começa pelo propósito. Aliado a isso, Lucinara mencionou a importância de ter conhecimento no trabalho proposto e que “isso exige visão, inovação, constante reciclagem e atitude […] o resultado é consequência, pode demorar, mas ele chega”. Ao olhar para trás, a profissional vê um caminho de muito trabalho, aprendizado, conquistas e parcerias sólidas. “Ser reconhecida pelo meu trabalho no relacionamento com formadores de opinião em todo o país me motiva a seguir criando projetos, avançando frente a um mercado dinâmico, que está em constante transformação, especialmente na área da comunicação”, afirmou.

Madura, me vejo ainda mais segura no que faço. Não tenho medo em avançar, abrir portas, novos caminhos. Quando temos o propósito claro, a estrada é uma viagem de descobertas.

Autenticidade é a palavra-chave. Segundo a empresária, entre as diferentes estratégias abordadas, o diferencial está em mergulhar na cultura local, vivenciando o dia a dia por onde passam. “Sabemos o que estamos fazendo e como devemos fazer, e isso somente é possível porque conhecemos a fundo os setores envolvidos. Não basta ser jornalista, é preciso saber comunicar, entender a cultura do vinho, compreender os movimentos que acontecem de ambos os lados”, mencionou a jornalista.

Jussara Canabarro Brandelli. Imagem: Arquivo pessoal.

A tecnologia como uma aliada estratégica para o sucesso empresarial

Quando a pauta é tecnologia, é preciso encontrar uma abordagem que “converse” com às necessidades do cliente, ponto forte identificado na empresária Jussara Canabarro Brandelli, proprietária da empresa TRACE Inteligência em Gestão – Consultoria em Gestão de Resultados e Tecnologia de apoio à Gestão.

O amor pela tecnologia surgiu ainda na década de 80, quando Jussara, com pouca idade, iniciou a carreira no mercado de trabalho. “Minha curiosidade e desejo de abrir a porta seguinte, oportunizaram viver mudanças significativas, experimentar várias atividades relacionadas e aprender muito nestes anos de atuação”. Segundo a consultora, Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, o propósito sempre foi o de poder usar seus conhecimentos adquiridos e contribuir para a evolução de empresas que valorizam informações confiáveis para a tomada de decisão, e uma das formas disso acontecer é pela melhoria dos seus processos.

A administradora acredita que a curiosidade é um elemento indispensável para que a evolução aconteça. “As pessoas se acomodam ou não expõem suas habilidades quando o espaço não é confiável e isso é atribuição da gestão”.  Para a empresária, o caminho para o reconhecimento do trabalho começa pela determinação individual de fazer bem-feito. “O reconhecimento é a visão do outro sobre você ou sobre a sua entrega. […] O reconhecimento é a construção da trajetória de desempenho”, destacou a estrategista.

Fala-se muito sobre a criação da cultura organizacional e o impacto disso na produtividade e resultados. Se há algum ritual para encontrar o ritmo ideal, é a cultura quem determinará.

A estratégia está na personalização

Para Jussara, há espaço importante para a estratégia de personalização, onde as empresas podem estar mais próximas de oferecer soluções que realmente se alinham com as demandas de cada cliente, proporcionando maior valor e relevância, além de ajudar as empresas a construírem relacionamentos mais sólidos e duradouros com seus clientes, aumentando a fidelidade e a satisfação. “A personalização eficaz requer uma compreensão profunda dos clientes, bem como a capacidade de adaptar os processos internos da empresa para atender às demandas individuais de forma eficiente e escalável”.

A otimização de processos empresariais por meio do crescimento tecnológico apresenta uma série de benefícios e resultados positivos para as empresas que podem ocorrer por diferentes maneiras, Jussara menciona seis pontos essenciais, entre eles a eficiência operacional, onde a tecnologia pode automatizar tarefas repetitivas e manuais, reduzindo a necessidade de intervenção humana e permitindo que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas. “Isso resulta em uma maior eficiência operacional e melhor uso dos recursos, oportunizando que as inteligências das pessoas se apresentem”, mencionou a consultora.

Os pontos finais são inovação e competitividade. A primeira refere-se ao uso de tecnologia para otimizar processos, também pode abrir novas oportunidades de inovação. Enquanto a competitividade, em empresas que adotam tecnologias de otimização de processos, muitas vezes se tornam mais ágeis e adaptáveis, o que as torna mais competitivas no mercado.

Vânia Moura. Imagem: Diego Frigo

Moldar percepções, construir confiança e fortalecer laços

O universo dos profissionais de relações públicas se torna a ponte entre organizações e seu público, onde cada interação molda percepções, constrói confiança e fortalece laços. Para entregar eventos impecáveis, é preciso compreender não apenas as estratégias e táticas, mas também a essência humana que impulsiona esse campo, porque, afinal, por trás de tudo há uma intenção, uma história e, acima de tudo, pessoas. Nesse contexto, a Moura Relações Públicas assessora, elabora e desenvolve eventos corporativos na Serra Gaúcha.

Entre planejamento, cronogramas, elaboração de layout, pesquisa de fornecedores, aprovação com o cliente, contratações e muitos outros bastidores, os eventos corporativos ganham vida. “O processo de organização de eventos, por se tratar de atividade complexa, envolve uma série de etapas e atores, que vai muito além da execução em si e da equipe específica. A nossa metodologia de trabalho consiste em identificar a necessidade do cliente, mapear os públicos a serem impactados, identificar as mensagens a serem transmitidas, quais os canais viáveis de serem utilizados e, não menos importante qual o investimento financeiro necessário para a entrega do projeto do evento. Quando chega a execução do evento, é onde medimos os resultados, avaliamos se atingimos os objetivos”, pontua Vânia Moura, da Moura RP.

Os profissionais de relações públicas não apenas moldam narrativas, mas também cultivam conexões genuínas e duradouras. A RP que é formada pela UCS, conta que é extremamente realizada e feliz com a profissão e ao compartilhar o dia a dia com os colegas RPs, Caroline Todeschini Dendena e o Gabriel Pertile Casagrande. “O melhor de dividir a jornada diária são as pessoas. Com o time da Moura me sinto completa, livre para sonhar, não falta energia e determinação e todos os dias compartilhamos ideias que fazem nossa empresa crescer.  Estamos completando 23 anos de muitos eventos especiais”, comemora.

Inovar sempre

Inovar é a palavra de ordem quando se fala de posicionamento, região e mercado de eventos. “A Serra Gaúcha tem como ponto forte o turismo e, estamos sempre buscando inovar. Tu podes estar em qualquer lugar e fazer os melhores eventos, o que precisa é ter criatividade e estar sempre olhando o que tem de novo no mundo. E isso a internet nos auxilia muito. Assim acompanhamos em tempo real as novidades e tendências do mercado para oferecer aos nossos clientes”, acrescenta.

A Moura RP atua na região com eventos corporativos oferendo diferentes produções, com modelos intimistas ou aberto a grandes públicos. Além disso, outro ponto forte da empresa está na assessoria mensal ao cliente. “Para além dos corporativos posso citar muitos outros formatos de eventos que já desenvolvemos, como de rua, por exemplo, que se tornou uma paixão nacional, pois tem gastronomia variada, atrações diferenciadas em um único local, ou seja, é um ambiente “dinâmico”, ressalta.

O ritual perfeito para chegar à excelência nos resultados está na atenção. Ouvir com cuidado. Ser sensato e ter respeito por todo ciclo de pessoas envolvidas. Não ter medo da inovação e, por fim, sempre lembrar que cada projeto é único, e que nossas ações se bem conduzidas e executadas, serão lembradas para sempre

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