Microempa inicia nova gestão com compromisso de fortalecer o associativismo e o empreendedorismo

Tiago Fernando de Azevedo foi empossado na manhã desta terça-feira (21) como presidente para a gestão 2025-2026 em solenidade no auditório da entidade

A Microempa deu início a uma nova etapa de sua trajetória com a posse do presidente Tiago Fernando de Azevedo na manhã desta terça-feira (21). O empresário foi eleito para o biênio 2025-2026. Numa cerimônia marcante no auditório da entidade, que contou com a presença de líderes empresariais e do prefeito e vice-prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e Edson Nespolo, respectivamente, Azevedo enalteceu o compromisso em fortalecer ainda mais a rede de apoio às micro e pequenas empresas e o papel essencial do associativismo para o desenvolvimento do empreendedorismo.

“Este momento não é apenas o começo de uma nova gestão, mas um reforço do nosso compromisso com cada empresário que acredita na força do associativismo”, declarou Azevedo, destacando a importância de trabalhar de forma colaborativa para gerar mais resultados. Ele também fez questão de agradecer à gestão anterior, liderada por Pedro Elói Steffens, que, segundo ele, contribuiu significativamente para o sucesso da Microempa.

Azevedo atuou como vice-presidente nos dois mandatos de Steffens. É proprietário da Tertech – Quadros e Painéis de Comando, empresa integrante do Núcleo Setorial GTEC da Microempa. Em seu discurso, o presidente também refletiu sobre os 40 anos de história da entidade. “Somos movidos há 40 anos pelo associativismo, uma força que transforma as micro e pequenas empresas em potências de crescimento, inovação e desenvolvimento”, disse, lembrando que a Microempa tem sido parte fundamental no progresso de milhares de negócios gaúchos, inclusive o seu, que completa 15 anos de fundação em 2025.

Para Azevedo, a nova gestão tem a missão de dar continuidade aos projetos iniciados, como a construção da nova sede e o fortalecimento dos núcleos setoriais. “Além disso, vamos criar projetos próprios para aumentar nossa autonomia e o impacto das nossas ações. Queremos tornar a Microempa uma entidade modelo, ainda mais eficiente e duradoura”, afirmou. E emendou: “A Microempa segue com grandes planos para o futuro. Contamos com todos vocês para expandir nossa missão e fortalecer o empreendedorismo, não só na nossa cidade e Estado, mas em todo o país”, concluiu o presidente, fazendo um convite a todos para se unirem na construção de um futuro mais próspero para os pequenos negócios.

Despedida

À frente da Microempa por dois mandatos (2021-2022 e 2023-2024), o empresário do ramo moveleiro Pedro Elói Steffens fez um discurso de despedida, citando o aumento no número de associados da entidade em cerca de 20%, sendo atualmente mais de 3,2 mil empreendimentos vinculados à Microempa. “Nosso planejamento incluiu a ampliação física, parte desse trabalho já foi executado; além da ampliação da base territorial, deixando de ser regional para ser estadual. Nesse contexto, tenho certeza de que cada gestão fez o melhor, pensando na Microempa do futuro”, frisou Steffens.

A adesão ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi outro ponto destacado pelo ex-presidente. Coordenado desde setembro de 2021 pela Microempa no Núcleo Caxias do Sul e nos polos Bento Gonçalves e Erechim, o projeto registrou a exportação direta, por 38 empresas, de mais de US$ 8,2 milhões em 2023.

Novos dirigentes

A nova diretoria terá como vice-presidente Vinícius Valer e como vice-presidente de finanças Jovenil Vitt Lima (presidiu a Microempa de 2015 a 2018). Os diretores empossados: Indústria – Juliano de Oliveira; Comércio – Fabiano Monteiro Martins; Comércio Internacional – Gustavo Medeiros Frohlich; Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico – Florencia Del Carmen Nieto; Serviços – Ademar Bassanesi; Comunicação e Marketing – Felipe Zardin; Núcleos Setoriais – Latoya Bonfim de Brum; Inovação Tecnológica – Bruno Bazzanella; Sustentabilidade e Meio Ambiente – Jenice Ferreira dos Santos; Patrimônio e Legado Empresarial – Luiza Aparecida Colombo Dutra (presidiu a Microempa de 2019 a 2020); e as suplentes Sirlene Fogaça e Suzana Cesar Salvador.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue