Atração, neste fim de semana, reúne empreendimentos de enogastronomia, agroindústria e artesanato
Mais do que enogastronomia, produtos agroindustriais e artesanato típico, é a identidade do povo de Monte Belo do Sul que será celebrada neste final de semana (dias 19 e 20) no município, quando ocorre a quarta edição do Vieni Vivere la Vita Festival. O encontro de congraçamento na praça central da cidade serrana, em frente à bela Igreja São Francisco de Assis, é um convite para realizar experiências que confortam corpo e alma ao unir sabores culinários e enológicos às tradições culturais do canto e da dança.
Nesta edição, o quadrilátero da Praça Padre José Ferlin recebe 35 empreendimentos – número recorde do festival – dispostos em charmosas barraquinhas. Desses, 13 estarão comercializando de delícias típicas como capeletti e galeto a pratos elaborados da culinária italiana, tais quais a piadinha romagnola e os cappelacci de cogumelos paris.
Além disso, três agroindústrias apresentam de pães, biscoitos e salames a cogumelos, caponatas e geleias especiais. Para harmonizar, vinhos, espumantes e sucos não faltam, afinal Monte Belo é o maior produtor de uvas per capita da América Latina. Serão 16 vinícolas vendendo, em taças ou em garrafas, uma variedade de produtos que contempla de vinhos finos, coloniais e biodinâmicos a espumantes Brut, Moscatel, Rosés e afins.
Há, ainda, outros três empreendimentos que comercializarão artesanato, produtos feitos com lavanda e itens de tanoaria – ofício fundamental no desenvolvimento da região a partir da produção de barricas e pipas.
Quem quiser entrar verdadeiramente no clima de valorização à cultura local pode participar de sessões de fotos com trajes típicos, aproveitando a paisagem local e levando uma preciosa recordação da essência do festival. Para as crianças, haverá brinquedos infláveis, garantindo a diversão.
Toda essa movimentação ganha acompanhamento cultural com a apresentação de shows musicais, grupos de dança e exposição artística – com atrações inéditas na programação. No subsolo do salão paroquial, a mostra “Trilhas do Monte” apresenta mais de 100 fotografias da cidade, contemplando desde pontos turísticos a cenários nem tão conhecidos do grande público. As imagens são de autoria de Gabriela Resch, e algumas fazem parte do acervo da prefeitura. Uma boa forma de conhecer o município e aproveitar tudo o que oferece o Vieni Vivere la Vita.
Serviço
O quê: Vieni Vivere la Vita Festival – 4ª edição
Quando: dias 19 e 20 de novembro
Horário: sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 19h
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Mais informações: site
Expositores
Gastronomia: Belluno’s; Francesco Trattoria; Confeitaria Benvenutti; Bella Sierra Gastrobar; Locanda di Lucca; Ristorante Nonna Metilde; Fondue del Monte; Rota 444 Petiscaria; Doces da Ivani; Café Faccin; Ernesto Restobar; Casa Olga; Bello Sapore.
Vinícolas: Destilaria Alba; Vinícola Vallebello; Adega Giovanni Tasca; Vinum Terra; Somacal Vinhos e Licores; Vinícola Seis Mãos; Vinícola Monte Bello; Casa Marques Pereira; Vinhos Faé; Casa Fantin; Casa João Moro; Vinhos Avvocato; Vinhos Megiolaro; Vinícola De Mari; Famiglia Tasca; Faccin Vinhos.
Artesanato e agroindústria: Cogumelos De Costa; Produtos Coloniais Gabriel; Tanoaria Mesacaza; Senzafine; Casa Lovisa; Artesanatos Benatti.
Programação artística
Sábado (19)
12h30 – Grupo Vicentino*
14h – Gilmar & Laércio Dias
15h30 – Grupo de Danças Infantil Piccoli Ballerini*
16h – Jatir Dequigiovanni – Italianíssimo
18h – Grupo Acordes*
20h – The Travellers
Domingo (20)
11h30 – Coral Musicando Melodias*
12h – Coral Alegria de Cantar*
12h30 – Mistura Fina Duo
14h45 – Grupo de Danças Ballo D’Italia*
15h15 – Banda Blue Label
17h – Ragazzi Dei Monti
* Os grupos montebelenses integram o projeto “Monte Belo: Música, Canto e Dança”.