Comparticipação de 18 países, perspectiva da ação era criar uma janela deoportunidades para negócios que teriam sido gerados na feira em 2020
Apandemia trouxe novas perspectivas de mercado para o setor moveleiro e aMovelsul Brasil, principal feira de móveis da América Latina para o lojista eimportador, conseguiu articular um ambiente de negócios para a cadeia moveleiramesmo com o adiamento de sua próxima edição para 2022. Comforte tradição no fomento às exportações, a feira trouxe para o ambiente virtualas rodadas de negócios que teriam ocorrido no evento entre fabricantesbrasileiros de móveis e lojistas estrangeiros. Nos meses de novembro edezembro, a Movelsul articulou 320 reuniões virtuais entre 85 empresasbrasileiras e 48 importadores, com uma expectativa de geração de 35 milhões dedólares em exportações.
Asreuniões, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações eInvestimentos (Apex-Brasil), ocorreram numa plataformadigital desenvolvida especialmente para esse projeto e que possibilitava àsempresas cadastrarem seus portfólios e agendarem rodadas com compradoresaderentes a cada perfil de fabricante. Além de importadores de móveis, foramconvidados a participar importadores e distribuidores de insumos para ofabricante moveleiro, lojistas internacionais de e-commerce, lojas físicas dedesign e lojistas brasileiros de móveis e decoração.
Foram18 países participantes: Antilhas Holandesas, Argentina, Chile, Colômbia,Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá,Paraguai, Peru, Quênia, República Dominicana, Senegal e Uruguai. Esse foi maisum movimento articulado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de BentoGonçalves (Sindmóveis), entidade promotora da Movelsul Brasil, em busca denovos caminhos para seguir seu propósito de construir pontes, estreitar laços egerar negócios na cadeia do setor moveleiro.
Opresidente da entidade, Vinicius Benini, pontua que foi um grande desafiorealizar essas rodadas on-line. A perspectiva da ação, segundo ele, era acriação de uma janela de oportunidades para negócios que teriam sido gerados naMovelsul Brasil 2020. “O saldo foi muito positivo e conseguimos uma entregarápida dentro das limitações de nosso contexto”, afirma.
Aorganização da Movelsul Brasil vai seguir se relacionando com esses compradoresparticipantes da ação e a expectativa é trazer um bom número de importadorespresencialmente em 2022. “Acreditamos que a próxima edição da Movelsul Brasilvai ter uma demanda ainda mais forte de exportações com uma necessidadede contato presencial para os negócios”, avalia o presidente Vinicius Benini.
Exportações
Asexportações de móveis estão avançando. Embora ainda não tenham recuperado asperdas ocorridas especialmente no segundo trimestre, os embarques dos últimosmeses já atingem os níveis pré-pandemia, até superando em alguns casos. No polomoveleiro de Bento Gonçalves, que engloba cerca de 300 indústrias dosmunicípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e SantaTereza, foram exportados US$ 47,6 milhões no ano passado, uma queda de 0,2% nacomparação com 2019. Destaque para o desempenho nos Estados Unidos, que estácada vez mais consolidado como o principal destino dos móveis da região,seguido de Peru e Reino Unido.
Aomesmo tempo, no RS, verificou-se uma queda de 9,8% e no Brasil comoum todo, queda de 2% nas exportações de móveis. O cenário ainda é de incertezase muita volatilidade, mas boas notícias no mercado internacional vindasespecialmente da retomada econômica, aumento da demanda por móveis e apossibilidade de vacinação no primeiro semestre do próximo ano devem seguirsustentando o crescimento nos próximos meses.