Lar doce lar, sim, um belo slogan para todos nós pós-pandemia
A casa que era para muitos apenas um local para dormir, se tornou o único lugar seguro. E o mundo do design está pronto para acolher suas necessidades domésticas, exigências com peças de qualidade, sustentáveis e personalizadas.
Neste período de quarentena, o consumidor percebeu que muitos móveis e utilidades para a casa foram comprados por impulso.
Descobrimos que mesmo em casa é necessário termos ambientes privados, e que nem sempre a mesa da cozinha pode ser utilizada como escrivaninha e que cadeira de boa qualidade é sinônimo de conforto.
O valor de estar perto da natureza, mesmo que dentro de casa é intrínseco ao ser humano, e neste tema as varandas tem uma importante e valorosa parte nas residências.
Que o lavabo e o hall de entrada que antes eram espaços sem muita importância, atualmente são ressignificados através dos novos hábitos de vida e higiene.
Depois do coronavírus o tema no mundo do design é a sustentabilidade. Empresas estão discutindo seus processos em relação as práticas sustentáveis ao planeta, investindo em materiais recicláveis e processos que impactem menos. E principalmente pensando em produtos com alta qualidade, duráveis e atemporais.
A economia circular está aí para nos auxiliar e redefinir a noção de crescimento com foco em benefícios para toda a sociedade.
O consumidor está investindo em design consciente, sustentável, de qualidade e solidário.
A pandemia mostrou que a globalização tem suas vantagens e desvantagens. Que produzir e comprar produtos brasileiros é mais seguro em todos os sentidos, e principalmente faz a economia se fortalecer, e que o e-commerce veio para ficar.
Este e outros debates em torno do cenário do design de mobiliário, tenho o privilégio de discutir no Fuorisaloni digital, primeiro evento italiano que acontece para celebrar a semana de design de Milão, à convite da internacional Interprint Group. O conteúdo completo está nas redes sociais. Acompanhe!