Pesquisar
Close this search box.

O segredo dos faraós | por Avanti Viagens

Uma aventura pelos mistérios do Egito

Vou compartilhar com vocês um pouco dessa aventura que vivi em setembro de 2019, certamente a mais exótica e contrastante. Uma verdadeira incursão pelo Egito, o país onde surgiram as primeiras civilizações há quase 5 mil anos, dominava várias ciências como astronomia, medicina, e que hoje, se apresenta tão arcaico.

Convidada por uma operadora local que divulga o Egito para brasileiros, embarquei nessa jornada para entender essa terra tão misteriosa e claro, conhecer a sua estrutura turística. Logo chegando no aeroporto, encontramos um representante falando português auxiliando com o visto da entrada e chip com internet pré-pago para utilizar durante toda a estada, que oferece estrutura de hospedagens e gastronomia de nível internacional. 

A primeira parada foi em Cairo, uma das capitais mais superpopulosa do mundo e que sofre com problemas de insalubridade. A visita é obrigatória em razão da maior atração do país, as pirâmides de Quéops. Até hoje nenhum engenheiro ou estudioso conseguiu descobrir exatamente como elas foram construídas. A cidade também se encontra o Museu Egípcio, que guarda inúmeras relíquias encontradas em tumbas de faraós. Fiquei impressionada com o mobiliário, equipamentos, vestimentas, e tecnologias encontradas nas tumbas, itens que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Outra visita imprescindível é o bairro Copta, aonde supostamente a Virgem Maria e Jesus se esconderam por alguns meses durante a fuga para o Egito. Apesar do país ser na sua maioria mulçumanos, seu povo tem grande respeito pelo catolicismo. Não é um destino ideal para compras, mas na capital é onde se encontra os melhores mercados para artigos locais como artesanato e especiarias.

A partir de Cairo dá para fazer um passeio de bate e volta à Alexandria, ou se preferir, pode pernoitar lá também. É uma cidade mais moderna, reconstruída após ser devastada por incêndios. Ali se encontra as ruínas do que era a biblioteca de Alexandria, que lamentavelmente foi incendiada junto com suas obras literárias e manuscritos científicos da época. Foi um evento de perdas irreversíveis para humanidade em cultura e conhecimento.

Seguindo o roteiro, partimos para o interior num minicruzeiro pelo Rio Nilo, num navio mais simples e menor do que que estamos acostumados, mas com toda a estrutura e conforto necessários. Todos os apartamentos possuem varandas onde é possível apreciar suas belezas e vilarejos ribeirinhos, com paradas em diversos templos, cada um com uma história, uma lenda, uma obra de arte. É uma parte nossa história que está lá quase intocada depois de muitos anos. Nos templos e tumbas visitadas, percebi o quanto aquela civilização se assemelhava com os nossos ancestrais da América do Sul – mesmas tecnologias, adorações aos mesmos deuses. Inacreditável como apesar da distância, eram tão parecidos no seu modo de vida.

Um dos pontos altos da viagem foi um nascer do sol único na minha vida, vista no deserto, no caminho em direção ao Templo Abu Simbel. Uma visão surreal de uma esfera de fogo imergindo num mar infinito de areia. Um visual espetacular.

Cruzando o deserto, seguimos para o litoral do Mar Vermelho, para descansar a beira mar, com estruturas de Resort’s All Inclusive magníficos. E que mar! Um dos melhores recifes do mundo para mergulho, que não tem nada de vermelho- a cor da água é de um azul cristalino incrível.

Os guias locais falam diversas línguas, são superpreparados para atender turistas vindo de todas as partes do mundo. Todos são formados em egiptologia, sabedoria indispensável para os profissionais do turismo.

O Egito é um destino que está aberto para brasileiros, exigindo apenas PCR negativo para o Covid 19.  E ao contrário de que muitos pensam, é um dos roteiros mais baratos do mundo. A partir de R$ 3,800,00 mil por pessoa (sem parte aérea) é possível fazer um roteiro de dez dias com tudo incluso.

Então, que tal embarcar nessa aventura? Particularmente, essa viagem mudou a forma de eu ver o mundo e a história da civilização humana. A final de contas, conhecer nosso passado é fundamental para entender nosso futuro. 

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue