Pesquisar
Close this search box.

O sonho da casa própria começa com um bom engenheiro de estruturas

Por Daniele Artini Gujel Capellari | Engenheira Civil | Dimensão Engenharia e Projetos Estruturais | AEARV

Imagem: Divulgação AEARV

Quando olhamos para as belas construções criadas pelos arquitetos, é fácil esquecer que por trás de sua estética há uma série de projetos cruciais que garantem que tudo se torne realidade. Além do projeto arquitetônico, há outros projetos muito importantes, os quais são chamados de complementares, basicamente são eles: hidráulico, elétrico e principalmente o projeto estrutural.

É fundamental que esses projetos sejam coordenados desde o início, para evitar conflitos e falhas mais tarde, durante o período de obra e até mesmo no pós-obra. No caso específico do projeto estrutural, a colaboração entre o engenheiro de estruturas e o arquiteto desde o início é categórico. Eles precisam discutir diversos aspectos que afetam não apenas a estética, mas também a construtibilidade e até mesmo o custo da construção, como: grandes vãos, balanços, a necessidade de pilares em certas áreas, tipos de escadas, entre outros.

Recentemente, tive um caso em nosso escritório que elucidou isso. Um cliente tinha suas referências e ideias para sua casa e o arquiteto as traduziu em um lindo projeto, mas quando este foi analisado pelo meu escritório, o cliente se viu frustrado por conta de restrições estruturais que surgiram. Isso pode acontecer por limitações inerentes à estrutura ou por custos extras que inviabilizariam e/ou limitariam a construção.

Acredito que o projeto estrutural deva realizar a visão do arquiteto, mas essa harmonia só é possível quando há uma colaboração estreita entre o engenheiro e o arquiteto. Eles trabalham juntos para oferecer as melhores soluções, garantindo que o cliente final fique satisfeito.

Se você está pensando em construir, recomendo que converse com seu arquiteto sobre a inclusão de um engenheiro de estruturas desde o início dos processos dos projetos. Verifique o histórico do engenheiro, sua capacidade de coordenar com o projeto arquitetônico e a satisfação de outros clientes. Não escolha apenas com base no preço, pois o projeto estrutural representa uma parte muito significativa do custo total da obra. Uma escolha errada pode resultar em problemas e custos extras, inclusive, ao longo da vida útil da construção.

Gostaria de encerrar com uma reflexão de um artigo do respeitado Engenheiro Civil Augusto Carlos de Vasconcelos, publicado em renomada revista da área da engenharia, a revista Estrutura:

“O projeto estrutural não representa quase nada para o investimento total da construção. E a escolha correta do profissional responsável pela estrutura pode representar a escolha entre uma obra bem concebida, segura e de desempenho satisfatório e outra obra, mal concebida, mal detalhada, com segurança precária, de durabilidade duvidosa, exigindo uma manutenção dispendiosa para encobrir os defeitos.

O significado disto representa para o proprietário ou ao construtor dezenas de vezes mais do que o valor pago pelo serviço mal feito.”

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue