Terminando nossa semana do #DesafioDesignSerra no dia 17/04/2020, o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto mostrou-se muito otimista e cheio de ações para fomentar o turismo local!
Link do vídeo da live: Desafio Design Serra | Rodrigo Ferri Parisotto | Caminhos a construir.
Desde o dia D, 19 de março, onde foi confirmado o primeiro caso na cidade, não existiu mais fins de semana e feriados, o comitê está trabalhando 24h por dia para buscar novos caminhos.
“Felizmente está dando tudo certo! Estamos sim devastados no momento, mas temos muitas sementes para reconstruir nossa plantação.”
Empresas descobriram que dentro do seu negócio, existem 3 ou 4 negócios que podem ser trabalhados.”
Atualmente o cenário tem 20% de pessoas que estão trancadas em casa com muito medo, e 60% que só saem para serviços essenciais.
Por isso é preciso estar sim nas redes sociais, mas de uma forma responsável!
É preciso mostrar que os estabelecimentos estão preparados, sendo arejados, com distanciamento respeitado e álcool gel disponível. Essas serão prevenções por tempo indeterminado, pois as pessoas começam a exigir esses cuidados.
O turismo está voltando de uma forma responsável e segura, construindo um novo caminho com segurança para o empreendedor e para o turista.
Está sendo criada uma estratégia de ações pensando em cada momento desta pandemia.
“Um ponto positivo do nosso turismo é que ele sempre foi sustentável, e não um turismo de massa. Pois a natureza está mostrando que, lugares antes repletos de turistas, agora estão se recompondo, onde tartarugas quase em extinção voltaram a se reproduzir, e águas turvas de Veneza agora estão cristalinas.”
Uma grande ação que irá valorizar o turismo local é o Passaporte Turístico, onde já são 78 empreendimentos cadastrados que oferecerão de 15% a 30% de desconto para quem é morador de Bento Gonçalves há pelos menos 3 meses.
O Secretário do Turismo finaliza com muito otimismo, afirmando que tem esperança de novas possibilidades. Pois as crises mundiais nos tiram da zona de conforto e nos fazem pensar em novas formas de negócio e buscar aperfeiçoamento.
“Reforçando o que o prefeito Guilherme Pasin fala: temos meio copo, eu prefiro ver ele meio cheio!”