Terra de cangaceiro, estado nordestino com uma cultura autêntica que vaido sertão ao mar. Praias de água transparente, areia branquinha, falésiasmulticoloridas e piscinas naturais. Arquitetura colonial portuguesa. Capitalcom jeitinho de cidade do interior. Assim é esse estado que além de suasatrações encantadoras ainda tem um povo com muito amor para dar.
Campina Grande – Cidade onde acontece a maior festa de São João doBrasil, dura o mês inteiro de junho, com diversas atrações de artistasnordestinos, espetáculos, danças e quadrilhas. Além de comidas típicas e muitatradição. Localiza-se a 133 km da capital, pode curtir um dia de festa fazendoum bate e volta ou então pernoitar na cidade para aproveitar ainda mais a festa.
Dica: Se a ideia é pernoitar na cidade, aconselha-se reservar hotel oquanto antes, pois a cidade lota muito fácil.
Costa do Conde – Litoral sul, conta com as melhores praias da região, oideal para conhecer cada cantinho desse litoral é fazendo um passeio de bugue,pois eles conseguem chegar aonde não se consegue de carro. Também nesse litoralencontra-se a praia de Tambaba, famosa pelo coqueiro em cima da rocha, e pelaisolada praia naturista, uma das poucas do Brasil.
A costa fica bem próxima a capital, é possível fazer um passeio de umdia inteiro a partir de João Pessoa, mas se a ideia é curtir mais esse litoral,há diversas pousadas de excelente qualidade, com praias quase privadas.
Cabedelo – Litoral norte, onde se encontra uma das atrações mais procuradasda Paraíba, o famoso Bolero de Ravel, tocado pelo Jurandy, na Praia do Jacaré.Todos os dias junto com o pôr do sol nas margens do Rio Paraíba o Jurandyaparece em um barquinho com seu sax, tocando a melodia, parece que o sol vai sedespedindo dançando na cadência do bolero. A Praia do Jacaré também conta comuma enorme estrutura de restaurantes, bares e lojinhas. Atração imperdível, épossível fazer um bate e volta a partir de João Pessoa, é bem próximo.
João Pessoa – Capital do estado. A cidade foi crescendo às margens doRio Paraíba, seu centro comercial e histórico se concentra no meio da cidade,bem distante do litoral. O que para o turismo é ótimo, toda a orla do litoralfoi planejada, o que dá essa impressão de cidade de interior, porém com todo oconforto da capital.
As principais praias e melhores localizações para hospedagem sãoManaíra, Tambaú e Cabo Branco, ao final de Cabo Branco encontra a Ponta dosSeixas, local das Américas mais próximo a África.
Além de praias lindas, essa orla toda conta com uma excelente estrutura,ciclovias, mercado de artesanatos e uma grande diversidade de restaurantes, comgastronomia típica nordestina, como no caso do Mangai, muitos frutos do mar eculinária internacional com renomados chefs.
Principal aeroporto de chegada é por João Pessoa, porém fica a apenas100km de Recife ou Natal, dando assim uma alta variedade de opções de horáriose valores para o destino. Falando em valores, como é um destino pouco exploradopelo turismo, o custo lá é muito baixo, de hospedagem, gastronomia e demaisatrações.
Além de ser um destino extremamente seguro, tão seguro que os moradoresficam dia e noite com as portas de suas casas abertas.
Mas sabem o que eu mais gosto mesmo da Paraíba? É o seu povo. Quandodisse acima que eles tem muito amor para dar, é verdade, já tive a oportunidadede conhecer diversos locais do Brasil, mas sempre fico muito feliz em voltar aJoão Pessoa, a hospitalidade deles é surreal, são tão hospitaleiros que em 10minutos de conversa já estão te convidando para jantar na casa deles. E a gentese sente tão acolhido lá que inúmeros gaúchos vão de férias e não voltam mais,acabam morando lá.
A Paraíba é assim, quem não conhece quer conhecer e quem conhece semprequer voltar.