Pesquisar
Close this search box.

Prêmio Salão Design 2023 tem 228 projetos finalistas

Segunda etapa de avaliação ocorrerá em julho, mas todos os finalistas já concorrem ao Prêmio Voto Popular

Prêmio Salão Design 2023 está mais próximo de conhecer os premiados da sua 25ª edição. Dos 575 projetos inscritos por profissionais e estudantes, 228 foram aprovados pelo grupo de jurados da primeira etapa avaliativa – que considerou critérios técnico-funcionais (confira os finalistas aqui).

Esse é o maior número de finalistas dos últimos cinco anos, comprovando a credibilidade da principal premiação brasileira do design de mobiliário, realizada desde de 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o objetivo de tornar as empresas mais inovadoras e competitivas, além de valorizar o talento dos designers de produto.

Agora, concorrentes do Brasil, Uruguai, Argentina, México, Espanha, Portugal e Itália se preparam para enviar seus produtos para Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, onde serão avaliados presencialmente pelos jurados estético-criativos, nos dias 17 e 18 de julho. Mas esta edição traz uma novidade: todos os finalistas concorrem ao Prêmio Voto Popular. De 23/05 a 19/07, o público poderá acessar o site da premiação (salaodesign.com.br) para votar em seus projetos favoritos.

DESAFIOS

Os projetos disputam em cinco desafios com diferentes temáticas: Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos); Identidade Brasileira 2023 (móvel com uma proposta que represente o DNA do Brasil contemporâneo); Tecnologia Embutida (mobiliário que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais); Experiências Positivas (móvel que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, etc.) e Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP/MDF com revestimento melamínico em qualquer acabamento, exceto branco – inclui premiação adicional para o participante que utilizar as matérias-primas das patrocinadoras Berneck e Interprint do Brasil, listadas no regulamento).

Além dos desafios, a premiação conta com o Prêmio Madeiras Alternativas – parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Mais do que o troféu, concede ao vencedor uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e visita ao Laboratório de Produtos Florestais do SFB. A este prêmio especial concorrem todos os participantes selecionados para a segunda etapa eliminatória e que utilizam madeiras alternativas na fabricação de suas peças.

PARECER DOS JURADOS TÉCNICO-FUNCIONAIS

“Gostei bastante dos projetos avaliados nesta edição do Prêmio e temos excelentes candidatos para a segunda etapa. Por eu ter acompanhado outras edições do Prêmio, consigo perceber significativa evolução na qualidade dos projetos tanto no conceito quanto em quesitos técnicos e construtivos”. Eduardo Nuncio – Móveis Carraro

“Notei uma preocupação muito grande com sustentabilidade, que não é mais uma tendência, mas sim uma obrigatoriedade das empresas. Achei muito bacana o uso de materiais alternativos para a criação de produtos legais, duráveis e sustentáveis. O uso da madeira e dos metais continua forte”. Rodolpho Guttierrez – Centro Brasil Design (CBD)

“Formas orgânicas se consolidam e se disseminam para todos os ambientes da residência. Móveis compactos e que são ajustáveis para ambientes residenciais e comerciais”. Sidnei Schenato (Senai – RS)

“Percebi um nível elevadíssimo no concurso. Produtos diversos e uso muito grande de madeira”. Adriana Fontana (ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores)

“As impressões foram as melhores possíveis. Os produtos apresentados expressam a identidade brasileira e, por meio de materiais, cores, formas, texturas e contextos apresentados, nosso regionalismo e os temas abordados caracterizaram a expressão do nosso design”. Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP

SEGUNDA FASE: AVALIAÇÃO ESTÉTICO-CRIATIVA

A missão de avaliar os quesitos estético-criativos dos finalistas ficará com os jurados Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo). O anúncio dos premiados será no dia 24/07, e estes serão expostos em uma mostra de apresentação dos premiados na feira Movelsul Brasil (28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves).

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira.

Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 15 mil projetos inscritos por participantes de 37 países.

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor.

Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

Compartihe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue