AprendizCooperativo do Campo, da Vinícola Aurora, formará neste ano mais 20 jovens.Iniciativa é desenvolvida em parceria com o Sescoop/RS
Após uma pausa em função da pandemia do novo coronavírus, o programaAprendiz Cooperativo do Campo, realizado pela Vinícola Aurora,retornou no último mês com aulas virtuais e terá mais 20 jovens formados aténovembro deste ano. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o ServiçoNacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul(Sescoop/RS), tem como objetivos principais estimular a permanência dosjovens nas atividades do campo, proporcionar às cooperativas o aumento doquadro social e promover a sucessão familiar profissionalizada. O curso évoltado para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de associados dacooperativa.
O presidente do Conselho de Administração da CooperativaVinícola Aurora, Itacir Pedro Pozza, valoriza a atividade das famílias naprodução da matéria-prima da cooperativa e destaca que a qualificação da mão deobra, o emprego da tecnologia e do conhecimento nas propriedades é o que tornaa Aurora referência na elaboração de produtos vitivinícolas. O dirigentereforça, ainda, que o programa foi criado para ajudar na profissionalização daspequenas e médias propriedades rurais e no preparo dos filhos dos associadospara a continuidade do trabalho na vitivinicultura. Hoje, a Vinícola Auroraconta com a dedicação de 1,1 mil famílias cooperativadas.
“Para isso, precisamos preparar os jovens para que seidentifiquem com esta atividade e com o trabalho cooperado. Após a conclusão do curso, esperamos estar vivendo novocenário para reunirmos jovens, familiares e convidados para celebrarmos essaconquista em uma bela cerimônia de formatura”, planeja.
O Sescoop/RS realizou uma pesquisa para verificar a viabilidade de retorno dasatividades, após a parada das aulas presencias. A partir do levantamento foramcriados comitês com a participação do próprio Sescoop, das cooperativas, dosaprendizes e dos pais para a definição de como seria o retorno, que ocorreu nodia 13 de julho.
De acordo com a professora de horticultura Marielen Costa, oconteúdo das aulas é planejado para manter os níveis de interação eparticipação dos estudantes. Para isso, as atividades curriculares sãodivididas em aulas online e tarefas que permitem aos jovens conciliar a aprendizagemteórica com a realidade das propriedades rurais.
“Os estudantes aliam o conteúdo teórico com a atividadeprática nas hortas das famílias. Assim, os jovens foram instigados a gravaremvídeos em suas propriedades. É importante destacar que o uso de ferramentastecnológicas como a internet, associadas às práticas pedagógicas tradicionais,são uma importante estratégia para garantir o processo de sucessão familiar, emespecial no contexto rural, e frente a uma geração tão adepta ao uso de tecnologias”,explica.
Esta fórmula de conciliar a teoria com a prática com o uso da tecnologia fazcom que os alunos se sintam motivados para as aulas. É o caso da estudanteTaina Casagrande, 19 anos, que aprova a interação e troca de conhecimento comos professores, mesmo que à distância.
“Além de ouvir os professores, também somos instigados aexpor nossas opiniões e compartilharmos dúvidas. Todos estão empenhados paraque as aulas continuem da melhor forma possível e possamos concluir estaimportante etapa da nossa formação”, garante.
O modelo de aprendizagem também foi aprovado por Matheus GianDebiasi.
“As atividades online é algo novo para mim, pois nunca havia participado desteformato de aula. Acredito que é um método bom para se aprender, pois cada umapresenta suas experiências conforme o professor explica. O ensino a distânciafacilita, pois já estamos em casa para fazer as atividades”, avalia o jovem de18 anos.
Os interessados em participar do programa podem entrar emcontato com o departamento Social da Vinícola Aurora, pelos telefones (54)3455.2027 ou 9.8142.3004.