Pulicado na Design Serra Outubro/21

O luxo da simplicidade

de um grande projeto

Projeto inovador que traz a natureza e suas belezas para dentro de casa

 

Se antigamente o conceito de casas de luxo eram grandes mansões com decoração nada minimalista, hoje em dia, as moradias mais requintadas são aquelas que oferecem espaços confortáveis, bonitos e, principalmente, alicerçadas nas ações sustentáveis para uma construção mais prática e consciente.

Com essa premissa, o escritório 218 assina a materialização de um sonho da família Caleffi. Em meio a natureza, projetado para um casal na melhor idade, apreciador de arte e de bons momentos em família, a Casa Mirante, com 363,20m², é localizada no coração do bairro Santo Antão, em Bento Gonçalves. As exigências do casal Paulo e Marga Caleffi foram: conforto, simplicidade, um quiosque e área de lazer para os netos, sem esquecer de preservar as árvores e o quintal.

Ambiente externo, com muita luz natural, nada de escadas e uma estrutura metálica com laje em steel deck e fechamento em blocos de concreto celular, sem contar a estrutura suspensa, considerado ponto alto desse projeto. Essa é uma das primeiras obras em estrutura metálica na região.

Construída em 11 meses, a estrutura preserva 84 árvores que já estavam espalhadas nos terrenos adquiridos pela família. A obra teve como principal premissa de implantação o cuidado com essa vegetação já existente no espaço.

 “O projeto resultou em uma casa ampla, fluída, com a área social integrada e totalmente acessível. Todos os ambientes, corredores e aberturas dão-se com dimensões amplas e próprias”, explica uma das arquiteta do escritório, Angélica Piva.

Os visuais mais privilegiados com parede envidraçadas e um pôr do sol espetacular no fim do dia, ficam para sala de estar e jantar, bem como a suíte master. O subsolo foi projetado para abrigar a adega da casa, que, por estar semienterrada, não necessita de climatização artificial e é acessada através de um elevador que a liga a área social do pavimento acima.

As aberturas e esquadrias, usadas em abundância, permitem maior integração do interior com o exterior, trazendo a tão presente natureza para dentro dos ambientes. O jogo de brises de madeira amplia a privacidade, encobrindo as janelas verticais do vestir e camuflando o pátio externo da lavanderia, garantindo iluminação e ventilação, sem a exposição do mesmo na fachada principal da casa.

Envelhecer com satisfação

A união de 54 anos do casal Paulo e Marga reflete companheirismo, amor e hobbies parecidos. Viagens memoráveis aguçaram a apreciação por belas artes e vinhos no fim de tarde. Para ele, dividir a vida é também dividir satisfações, sonhos e realizações, que resultaram na concretização da Casa Mirante. “Eu queria uma casa que não fosse tão grande ao ponto que eu precisasse procurar minha esposa e nem tão pequena que tivesse que disputar espaço com ela. Que não tivesse degraus e que preservasse a natureza e as arquitetas expressaram muito bem isso”, revela Caleffi.

O empresário revela, ainda, que procurou ter cuidado nos detalhes para que a casa tivesse todas as características necessárias para uma pessoa idosa. “Tenho certeza que tenho mais anos para traz que para frente. Esse é o lugar que vou passar os últimos anos da minha vida e meu desejo é vive-los bem. Um lugar que me de segurança e que me deixe perto da minha família, já me meus filhos são meus vizinhos agora. Um lugar que me faz feliz”, conta.

O lugar representa os desejos do casal em toda parte, conta Marga, a esposa. “Essa casa já estava nos nossos projetos, pois nossa residência antiga era muito grande e com escadas. Nós queríamos uma casa menor com bastante iluminação e um visual gostoso perto da natureza que nós adoramos”, explica.

Um lugar confortável e prático, de ambientes compactos e funcionais. Marga explica que uma de suas exigências no projeto, era uma ‘hortinha’ que fosse funcional. “Quando eu chego em casa mais tarde e vejo que não tem salada, por exemplo, pra janta eu posso descer pelo elevador até a hortinha, recolho minhas coisas e volto. Eu queria muito essa horta, mas que pudesse trabalhar nela em pé, por isso é uma horta mais alta do chão”, celebra.

O aconchego e conforto da sala de estar ficou por contada poltrona Costela, da Nolan Collection

 

A adega projetada no subsolo da casa, com tubulação aparente em paredes de concreto, é o espaço ideal para reunir amigos e família em momentos especiais. Esse ambiente também contou com revestimentos e acabamentos assinados pela Dema. Em todos os cantos da residência é possível observar que a família gosta muito de relíquias, por tanto a vitrola e geladeira do espaço sãooriginais e heranças familiares.

Para decorar o espaço, na parede o destaque vai para um Pelicano, o mais alto símbolo do grau 18 da Maçonaria, com um significado valoroso para o casal. Caleffi conta que a ave quando não conseguia alimentar seus filhotes, sacrificava o próprio sangue para dar à eles o que comer. O elemento foi guardado por cerca de 440 anos em São Paulo, atéser doado para família que é mantido com toda originalidade, até hoje. No espaço é possível observar uma cristaleira iluminada com gavetas grandes e puxadores usinados, que imprimem charme e conforto para esse local.

 

 

E quem não se apaixona por um banheiro relaxante e moderno com ares de Spa? É exatamente essa tendência usada no banheiro do casal da  residência, com todos os revestimentos cuidadosamente escolhidos na Dema Revestimentos e Acabamentos.

O piso do banheiro conta com acabamento natural, uma opção excelente para acessibilidade, pensando na melhor idade, por não ser escorregadio.

 

Closet organizado é sinônimo de praticidade. Pensando no dia a dia do casal, o objetivo foi um layout que comportasse espaço, funcionalidade e solução ao vestir. No estilo industrial, a serralheria que estrutura todo o móvel, além de dar um toque de modernidade, facilita a ventilação e a visibilidade das peças, já que o closet tem o espaço de circulação mínimo.

Outro diferencial, é a parede forrada de espelho e na lateral do armário central foi instalado um espelho articulável, que possibilitam ficar de frente um para o outro.

A lavanderia foi totalmente pensada para funcionalidade e uso diário, além de contar com bastante espaço aéreo, a opção do granito em tom mais claro, traz uma leveza visual e contrasta com o azul escuro da mobília. Os puxadores dos armários foram pintados da cor da lâmina do MDF, protegendo os móveis de produto, ao mesmo tempo que é moderno e discreto para o ambiente.

 

 

 

 

 

Sustentabilidade

A Casa Mirante foi realizada a partir de um projeto que preza pela sustentabilidade e preservação da natureza, sendo assim, não poderia ser diferente com o aquecimento solar em todos os cômodos da residência. O sistema que utiliza o calor do sol para aquecer a água, gera uma energia limpa e sustentável, além de fazer seu armazenamento para uso posterior são assinados pela Thermo Aquecimento. O projeto conta com coletores solares, onde o aquecimento é feito através dos raios de sol e também por um reservatório térmico que armazena a água quente.
Garantir água quente na casa in
teira de forma consciente, com praticidade, alta durabilidade e eficácia são os benefícios da fonte energética sustentável.

Uma marca consciente, gerando energia limpa e sustentável

Completando 17 anos de atuação em novembro, a Thermo Aquecimento proporciona soluções em conforto, aquecimento de ambientes e energia renovável, sendo reconhecidos por trabalhar com produtos de alta performance e inovação tecnológica. Um dos diferenciais da marca é a criação de projetos personalizados, desenvolvidos por profissionais capacitados – buscando, assim, o má-
ximo de eficiência térmica com o menor consumo de energia. Em seu quadro técnico, os profissionais são altamente qualificados, com estrutura de mais de 1.000m² – ofertando, ainda, a garantia de todos os produtos e sistemas certificados. No portfólio, estão produtos como fogões a lenha italianos, lareiras a lenha, lareiras a pellet, caldeiras, aquecedores a gás, sistema de aquecimento de piscina, aquecimento solar de água para banho e consumo, energia fotovoltaica, rede de calefação, piso aquecido hidráulico e elétrico, radiadores, toalheiros elétricos e fan coil.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
portrait-of-handsome-male-builder-laughing-infront-Q8N7DXV.jpg
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue